Trio suspeito de roubo é capturado após perseguição policial que teve apoio do Nuvid

23 de março de 2021 - 11:41 # # # # # # #

Após uma perseguição policial para capturar suspeitos de roubarem um carro de aplicativo, dois adultos e um adolescente foram autuados em flagrante por roubo com restrição de liberdade da vítima e associação criminosa. O grupo é suspeito de roubar um motorista de aplicativo e levar o veículo em seguida. Com auxílio de operadores do Núcleo de Videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou o adolescente de 17 anos e um adulto. O terceiro suspeito foi preso por agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), também com apoio das câmeras de videomonitoramento. A ocorrência foi registrada entre a noite dessa segunda-feira (22) e a madrugada desta terça-feira (23) na Capital.

Por volta de 23h38min, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS criou a ocorrência de roubo com restrição de liberdade da vítima, na qual um motorista de aplicativo teria sido liberado pelos suspeitos após aceitar uma corrida do bairro Pedras, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), com destino final na Comunidade Santa Filomena, no Jangurussu (AIS 3). No percurso, os suspeitos anunciaram o assalto e tentaram realizar transações bancárias com os cartões da vítima, mas não conseguiram, conforme relatos da ocorrência. A vítima, então, foi liberada no bairro Sabiaguaba (AIS 10) enquanto os suspeitos levaram o veículo até a Comunidade Santa Rosa, no bairro Messejana (AIS 3).

A partir da criação da ocorrência na Ciops, os operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) iniciaram uma varredura nos equipamentos para identificar e monitorar o automóvel tomado de assalto, além de acionar equipes da PMCE e da GMFor mais próximas aos locais. Próximo à Comunidade Santa Rosa, quando uma viatura da PMCE se aproximou do carro roubado e deu ordem de parada, os suspeitos desobedeceram o comando dos policiais, arrancaram e colidiram com a viatura, iniciando uma perseguição por diversos bairros da cidade.

Em uma via do bairro Cocó (AIS 10), após o automóvel colidir no meio-fio, as viaturas que vinham em perseguição aos suspeitos abordaram um adulto e o adolescente de 17 anos. Dentro do carro, foram encontradas uma faca e um simulacro de pistola. Simultaneamente à perseguição policial, uma equipe da GMFor foi ao encontro do motorista, na Sabiaguaba, e uma segunda composição prendeu o terceiro suspeito que, de acordo com as informações policiais, teria descido do veículo roubado antes da viatura da PMCE encontrar o automóvel e iniciar a perseguição. O homem foi localizado na Comunidade Santa Rosa, no bairro Messejana (AIS 3) e levado para a delegacia.

João Pedro Rodrigues da Silva (28), com antecedentes por roubo tentado e outro consumado, e o adolescente de 17 anos, que estava na direção do carro roubado, foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) – unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Instantes depois também foi conduzido, desta vez, por agentes da GMFor, Cauê Moreira de Carvalho (22), com uma passagem por roubo tentado e outro por roubo consumado. O suspeito cumpria, em liberdade, medidas cautelares impostas pela Justiça por um roubo anterior.

Após serem ouvidos, os adultos foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo com restrição da liberdade da vítima, associação criminosa e por corrupção de menores. O adolescente, que não tinha passagens anteriores pela DCA, foi autuado no ato infracional análogo aos crimes de roubo e associação criminosa. A Polícia Civil apura o envolvimento dos suspeitos em outros crimes na região. O caso foi transferido para o 6º Distrito Policial, que dará continuidade às investigações.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ou para o telefone (85) 3101-3533, do 6º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.