Quartel do Comando Geral e Colégio do CBMCE agora contam com elevadores de acessibilidade

22 de março de 2021 - 16:29 # # # # #

Sempre em busca de melhorias na acessibilidade de todos às suas instituições, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) inaugurou, nesta segunda-feira (22), três elevadores para auxiliar o acesso de pessoas com deficiência (PCD) às suas instalações. Dois elevadores foram instalados na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ) e um na sede no Quartel do Comando Geral da unidade.

Inaugurado em 1934, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE) já passou por inúmeras obras de modernização ao passar dos anos. A mais recente ocorreu com a inauguração do elevador especial, que garante o acesso de cadeirantes e de outras pessoas com mobilidade reduzida para o Salão Nobre, local onde tradicionalmente são realizadas reuniões e solenidades.

A plataforma dos elevadores de acessibilidade tem percurso máximo de 4 metros, conforme a NBR 15655. Assim, no Casarão Vermelho, cujo pé direito (distância entre o piso e o teto) do pavimento inferior é muito alto, típico de edificações da sua época, foi necessário construir uma rampa para que o acesso à plataforma aconteça a partir de um patamar mais elevado em relação ao chão. O coronel Comandante Geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, comentou sobre a instalação na sede do Comando Geral. “A instalação desse equipamento só reforça o desejo do Comando da Corporação de ser acessível e atento às necessidades de todos, público interno e externo”, declarou o coronel.

No Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ) foram instalados dois elevadores, garantindo a acessibilidade a todas as salas de aula, que são utilizadas não apenas pelos alunos do Colégio, mas também para a realização de concursos e seleções públicas, além de servir de local de votação nas eleições municipais, estaduais e nacionais.
O coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, diretor da unidade, comentou sobre a instalação dos elevadores. “A chegada desses elevadores darão mais autonomia aos membros da comunidade escolar com mobilidade reduzida, além de fortalecer ainda mais a estrutura do colégio, que já é uma das melhores do Estado”, destacou o comandante-diretor do CMCB-ERQ.