Com apoio de operadores do Nuvid da SSPDS, PMCE age para dispersar jovens que se aglomeravam em posto de combustíveis na Capital
19 de março de 2021 - 15:36 #COVID-19 #Fiscalizações #Nuvid #PMCE #SSPDS
Como medida de segurança sanitária para combater o avanço da Covid-19 no Ceará, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem agido em diversas frentes para evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários enquanto o decreto de isolamento social mais rígido segue em vigor. Um grupo de jovens que se aglomerava em um posto de combustíveis foi dispersado, na madrugada desta sexta-feira (19), por composições do 5º Batalhão. As cenas foram captadas pelas câmeras do sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Logo nos primeiros minutos desta madrugada, os operadores do Núcleo de Videomonitoramento da Coordenadoria Integradas de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS avistaram a movimentação de veículos parados em um posto de combustível no bairro Carlito Pamplona e acionaram as viaturas mais próximas para a ocorrência. Duas composições que faziam patrulhamento na área foram enviadas e conversaram com os jovens, que receberam orientações sobre a importância de cumprir o decreto em vigor e, principalmente, preservar a saúde coletiva.
Após conscientizar o grupo sobre as medidas sanitárias estabelecidas no decreto, os clientes do posto embarcaram nos automóveis particulares e deixaram o local. Vale ressaltar que os postos de combustíveis são considerados serviços essenciais, por isso, podem funcionar. As lojas de conveniências instaladas nesses estabelecimentos também podem abrir, mas o atendimento a clientes para lanches ou refeições no interior dos locais é vedado.
Fiscalizações
As ações de fiscalização dos decretos estaduais e municipais são feitas pelos órgãos de segurança, fiscalização, mobilidade e trânsito do Estado e dos municípios. As fiscalizações têm teor educativo e visam orientar a população sobre a necessidade de permanência domiciliar, de evitar deslocamentos desnecessários, de controlar a circulação de veículos particulares, de fazer uso correto de máscaras de proteção facial, de respeitar os horários estabelecidos pela legislação e de proteger as pessoas do grupo de risco.
Um dos propósitos dos órgãos públicos é conscientizar a população sobre os riscos de transmissão da Covid-19 e evitar que haja sobrecarga na demandas por leitos em UTI e enfermarias na rede de saúde pública e particular. As decisões partem do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará, que reúne profissionais da área da saúde, representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Assembleia Legislativa do Ceará, e Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, além da Prefeitura de Fortaleza. As análises são baseadas na observação do aumento do número de casos e internações.
Faça sua parte!
A população pode e deve colaborar para que as medidas sanitárias sejam cumpridas, diminuindo as chances de novas contaminações durante o período de vigência dos decretos. Fique em casa, com seus familiares, redobre os cuidados com a higiene pessoal e informe, por meio dos canais de denúncias dos órgãos de fiscalização, os locais onde ocorrem aglomerações e o descumprimento do decreto estadual com medidas para evitar a proliferação do coronavírus.
Denúncias
A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas de prevenção e controle da Covid-19 por meio dos telefones 150, 3252-2155, 3252-1571 e 3252-1587, da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente; pelo 136 da Ouvidoria Geral do SUS e Ministério da Saúde; ou ainda para o 127 ou 0800.28.11.553 do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e por meio do 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).