Palestras trazem temas sobre a valorização da mulher no Sistema de Segurança

18 de março de 2021 - 17:55 # # # # # # #

“Estamos mostrando a nossa força diariamente e estamos, com muita determinação, conseguindo mudar a situação que foi o nosso passado”. Foram com essas palavras que a mastologista, obstetra e ginecologista, Ana Flávia Vieira Damasceno, iniciou o ciclo de palestras sobre a valorização da mulher no Sistema de Segurança Pública. A transmissão foi dividida em dois blocos, e teve como tema central em sua etapa inicial, a saúde da mulher durante a gestação e os cuidados com a Covid-19. A iniciativa contou com a mediação da perita da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Verbena Matos.

Já no segundo bloco, o tema debatido foi a saúde mental da mulher durante a pandemia, que contou com a participação da gestora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), Bruna Gadelha, e da psiquiatra, também da Abips, Carla Brandão. O encontro foi transmitido nos canais oficiais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no Facebook e no YouTube.

Entre os principais assuntos abordados durante o encontro virtual estavam os cuidados com a saúde da mulher em suas diversas fases ao longo da vida. Segundo a médica Ana Flávia, a primeira fase da mulher é a fase da menarca, que é quando acontece a primeira menstruação. “A menstruação é quando de fato, a menina se descobre como mulher. Com isso, a mulher vai passando a descobrir o que é e como funciona seu corpo de fato. Com isso, surgem diversas dúvidas e questionamentos, e é onde o profissional ginecologista, acalmando a mente desta paciente, mostra o outro lado desta fase”, comenta.

Ainda sobre o tema, a ginecologista frisou sobre a importância de uma boa educação sobre o tema, desde os primeiros sinais de consciência sobre o assunto. Dúvidas de como realizar uma higienização correta, o que são as cólicas e porque elas surgem no corpo feminino, além de qual o intervalo correto entre uma consulta com um profissional ginecologista, foram explicadas por Ana Flávia durante o encontro. “Durante nossos encontros, podemos auxiliar nossas pacientes para que tenham sempre a melhor qualidade de vida possível, desde a sua primeira consulta. Não use sites de internet para tirar dúvidas e é de extrema importância para sua saúde que você deixe tudo claro quando for realizar a consulta. Isso vale principalmente para as consultas sobre a gestação, que geralmente ocorrem de forma mensal, quinzenal e semanal, ao longo de todo o processo”, frisa a profissional.

Importância da saúde mental

Durante o segundo bloco de convidados na transmissão, a live teve a mediação da gestora da Abips, Bruna Gadelha, e contou com a participação da psiquiatra, também da Abips, Carla Brandão. Segundo Carla, quando mencionamos o assunto “saúde mental”, é de fundamental importância relacionar o tema a diversos fatores biológicos que influenciam diretamente na nossa vida, assim como fatores culturais. “O estresse do dia a dia pode prejudicar nossa saúde mental ao ponto de desenvolver outros problemas, como a depressão e a própria ansiedade. A resiliência em encarar desafios diários é muito importante durante todos esses processos. Tendo resiliência, iremos saber encarar os problemas que apareceram subsequentemente”, comenta a psiquiatra.

O período atual em que estamos vivendo também foi tema do encontro. Segundo Carla Brandão, crises de ansiedade, crise financeira, isolamento social e o próprio medo da pandemia, todos esses fatores somados, podem agravar e potencializar qualquer problema pré-existente em nossos corpos. “Sem poder sair de casa, sem poder interagir com quem amamos, as mulheres que possuem filhos, lidando com o ensino remoto, tudo isso é um fator de risco muito grande para problemas psicológicos maiores”, destacou. Em contrapartida, a psiquiatra mencionou temas que devem ser levados em consideração, como a resiliência, em parceria com a adaptação de um novo cenário, além outro fator citado que é possuir uma rede de apoio sempre presente, tendo em paralelo um suporte especializado no tema.

Finalizando, a profissional frisou a importância das mulheres no serviço de segurança pública, quebrando paradigmas e influenciando diariamente nos bons serviços prestados para à população. A live contou com a participação massiva do público gerando bastante interação entre os convidados. A conversa está disponível de forma integral no canal do YouTube da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).