CPRaio da PMCE apreende seis armas de fogo em ação para elucidar roubo a residência

16 de março de 2021 - 15:52 # # # # #

Após realizar diligências para capturar um grupo suspeito de roubar uma residência em Horizonte, composições do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam seis armas de fogo e outros três simulacros. A ação policial aconteceu nessa segunda-feira (15), em Pacajus, num sítio onde o armamento foi encontrado. Um indivíduo foi lesionado na perna e preso ao dar entrada em uma unidade de saúde em Fortaleza. Os demais integrantes do grupo criminoso são procurados pela Polícia. O veículo subtraído na ocorrência foi recuperado.

Nas primeiras horas da manhã, quando foram comunicados acerca do roubo a uma residência em Horizonte, os raianos saíram em diligência para identificar e prender um grupo criminoso formado por quatro indivíduos armados. Conforme informações levantadas no local da ocorrência, os suspeitos entraram no imóvel, levaram equipamentos eletrônicos e tomaram o veículo de um policial militar, que estava no local e reagiu quando os suspeitos deixaram a casa. Na troca de tiros, três homens embarcaram no veículo roubado e fugiram, enquanto um quarto partícipe foi baleado na perna e correu em direção a um matagal.

Com apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), composições do Raio iniciaram as buscas pelos suspeitos. Numa localidade no distrito de Tucum, em Pacajus, eles avistaram um sítio onde o veículo roubado foi localizado, bem como três homens armados. Com a chegada dos militares, os homens fizeram disparos de arma de fogo na direção dos PMs. Nenhum policial foi atingido. Os suspeitos conseguiram fugir, mas deixaram para trás diversas armas de fogo e simulacros de armas.

No sítio, os policiais militares apreenderam dois rifles calibre 26, duas espingardas calibre 12, um revólver calibre 38 e uma pistola calibre .45 com três carregadores, além de duas espingardas de pressão e um simulacro de pistola. O veículo tomado pelo grupo criminoso também foi recuperado. Todo o material foi recolhido e apresentado na Delegacia Metropolitana de Horizonte, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) onde um inquérito policial foi instaurado para checar a origem do armamento, bem como identificar o trio que atirou nos policiais e fugiu.

Simultaneamente à descoberta do armamento, uma outra equipe identificou que o suspeito que havia sido lesionado na ocorrência deu entrada em um hospital na Capital, onde recebeu voz de prisão. Ele foi identificado como José Erisvando da Silva (27), com passagem por tráfico de drogas. Após ser reconhecido pelas vítimas, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo e por integrar organização criminosa. Outras pessoas foram conduzidas à delegacia para prestarem depoimento e foram ouvidas no intuito de colaborar com as investigações.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem na localização dos suspeitos. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3377-1121, da Delegacia Metropolitana de Itaitinga. O sigilo e o anonimato são garantidos.