Ações da PMCE e do Videomonitoramento da SSPDS resultam em prisões por crimes na Capital

13 de março de 2021 - 10:32 # # # # # #

Duas ações distintas que contaram com equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e com operadores do Núcleo de Videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) culminaram em prisões e apreensões em Fortaleza. As ofensivas foram registrada nessa sexta-feira (12), nos bairros Vicente Pinzón e Luciano Cavalcante, Áreas Integradas de Segurança 1 e 7, respectivamente.

Nessa sexta-feira, em período noturno, policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) patrulhavam pelo bairro Vicente Pizón, quando foram informados acerca de um homem em atitude suspeita. De imediato, os policiais militares especializados foram até o local, que é monitorado pelas câmeras da SSPDS, e abordou Esdras Evangelista Sousa Silva, 31. Ao ser questionado pelos policiais, ele apresentou outro nome. No entanto, após levantamentos, os PMs confirmaram a identificação dele.

O homem já responde a sete inquéritos policiais por crimes como roubos, porte ilegal de arma de fogo, resistência e desacato. Atualmente, era procurado em razão de ter violado o monitoramento eletrônico da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Ao fazerem buscas nas proximidades do carro onde o homem estava, os PMs encontraram um revólver calibre 38 que Esdras tentou se desvencilhar antes de ser abordado. Ele foi conduzido ao 2° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e também por falsa identidade.

Luciano Cavalcante

Operadores do Nuvid visualizaram o momento que um suspeito parou em um posto de combustíveis, no bairro Aerolândia (AIS 7), após uma inteligência artificial aplicada ao videomonitoramento detectar que a motocicleta utilizada pelo homem apresentava queixa de furto. De imediato, a informação foi enviada a uma composição da Polícia Militar que seguiu em diligência em busca do homem que seguiu sentido ao bairro Luciano Cavalcante.

Ao ser identificado, o homem recebeu voz de parada, mas não obedeceu. Mais à frente, os PMs o abordaram. Francisco Leandro da Costa Dantas, 28 anos, informou que havia encontrado a moto abandonada e por isso resolveu se apropriar do veículo. No momento da prisão, o suspeito apresentou resistência à ação policial. Ele foi conduzido ao 4° Distrito Policial, onde foi autuado por receptação e resistência. Francisco já possui antecedentes por roubo e receptação. A vítima, que relatou que seu veículo foi furtado no bairro Jangurussu nessa sexta, compareceu à delegacia para recuperar o seu bem.