Ouvidoria da Polícia Civil do Ceará fica em segundo lugar em avaliação de desempenho promovida pela CGE

11 de março de 2021 - 17:45 # # # # #

Com pontuação de 8.722 e com 100% de resolutividade em suas demandas no ano de 2020, a Ouvidoria da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) ficou em segundo lugar na avaliação de desempenho das ouvidorias promovida pela Controladoria e Ouvidoria do Estado do Ceará (CGE). O resultado foi apresentado nessa quarta-feira (10), após revisão de notas feitas pela Comissão de Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais. A avaliação visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação das 62 ouvidorias do Poder Executivo Estadual.

Na avaliação foram considerados diversos critérios, entre eles: a resolubilidade das manifestações, boas práticas de ouvidoria/controle social, índice de satisfação dos usuários com a ouvidoria, relatório da ouvidoria setorial, participação nas reuniões da rede de fomento ao controle social e a identificação visual e divulgação dos contatos da ouvidoria. Os setores de ouvidoria do Governo do Estado são divididos em quatro categorias e separados por quantidade de manifestações. A PCCE ocupa o 4° grupo, com mais de mil manifestações, onde ranqueou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com pontuação de 9, 668.

Comparado ao ano de 2018, quando a PCCE ficou em 11° lugar, a ouvidoria da PCCE teve um avanço importantíssimo e vem se destacando no trabalho oferecido pela instituição. Para o ouvidor da PCCE, delegado Jerffison Pereira, o avanço na classificação é resultado de um trabalho conjunto entre a instituição e povo cearense. “Vale ressaltar que esse resultado é um trabalho em equipe que, incansavelmente, procura junto às unidades da Polícia Civil dar um atendimento de qualidade, resolutividade em seus processos, bem como um bom atendimento aos seus usuários”, pontuou.

Ouvidoria da PCCE

Pautada em uma relação transparente com a sociedade, a PCCE recebe diariamente, através da ouvidoria, que é a porta de acesso da população à instituição, diversas solicitações, entre elas, dúvidas, denúncias, reclamações e sugestões. Na PCCE, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) concentra-se nas atividades de solicitação de documentos, orientação e acesso à informação. Neste sentido, a SIC estabelece um diálogo permanente e resolutivo entre sociedade e Polícia Civil, angariando melhorias nas políticas públicas do Estado.

Entre as demandas estão: orientação sobre procedimentos policiais, informações sobre concurso público, servidores e delegacias, bem como informações sobre inquéritos policiais. A instituição destaca que o período de resposta leva em média cinco dias. Os canais de atendimento podem ser pelo número 155, pelo portal de transparência e atendimento presencial.