DHPP da PCCE cumpre mandados de prisão contra investigados por homicídios na Capital
9 de março de 2021 - 14:01 #2ª delegacia #5ª delegacia #Cumprimento de Mandados #DHPP #Investigação #Polícia Civil de Estado do Ceará
Diligências efetuadas por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram nos cumprimentos de três mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão. O trabalho policial ocorreu nessa segunda-feira (08). Um dos suspeitos foi capturado no bairro Fátima – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Vinicios Gabriel da Silva Pereira (20) é a 13ª pessoa presa por envolvimento na morte de uma mulher ocorrida em 2020, no bairro Granja Portugal (AIS 2).
O primeiro mandado cumprido foi pelo crime de homicídio doloso contra Vinicios Gabriel. A ação foi coordenada por policiais civis da 2ª Delegacia do DHPP. Conforme levantamentos policiais, o homem, que já possuí antecedentes por homicídio doloso, lesão corporal dolosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores, é suspeito de envolvimento na morte de uma mulher de 23 anos.
Na ocasião, o corpo da vítima foi encontrado, em agosto de 2020, nas proximidades do Rio Maranguapinho com lesões decorrentes de disparos de arma de fogo. Durante as investigações, mais envolvidos no crime já haviam sido identificados e capturados. Com a prisão de Vinicios, o número de presos envolvidos com a ação sobe para 13. Após ser ouvido na sede do Departamento especializado, ele foi encaminhado para uma unidade prisional onde responderá criminalmente.
Outras prisões
Dando continuidade aos trabalhos, policiais civis da 5ª Delegacia do DHPP cumpriram mais dois mandados de prisão preventiva contra Francisco Alison Lima Girão (22), com passagens por homicídio doloso, associação criminosa, roubo de veículo e corrupção de menores; e Anderson Nogueira Batista (21), com passagens também por homicídio doloso, tráfico de drogas, ameaça, corrupção de menores e desacato. A dupla é suspeita de envolvimento na morte de um homem de 19 anos, ocorrida em novembro de 2020, no bairro Benfica (AIS 5).
De acordo com as apurações, a vítima estava em um estabelecimento comercial quando foi atingida por disparos de arma de fogo após uma discussão com indivíduos no local. Durante o trabalho investigativo, um mandado de prisão pelos crimes de homicídio doloso e corrupção de menores foi representado junto ao Poder Judiciário e cumprido, pelas autoridades policiais, nessa segunda-feira.
Os suspeitos já estavam recolhidos em uma unidade prisional por participação na morte de um homem de 29 anos, ocorrida em novembro de 2019. Ainda durante a ofensiva, o DHPP cumpriu os mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Quatro aparelhos celulares foram apreendidos para serem periciados. A Polícia Civil segue investigando o envolvimento de um adolescente no crime.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantido