Ciopaer realiza o transporte do sétimo lote de vacina contra a Covid-19

3 de março de 2021 - 17:57 # # # # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) segue atuando no transporte de novas doses da vacina contra a Covid-19 adquiridas pelo Governo do Estado. Nesta quarta-feira (3), o Estado recebeu o sétimo lote da Coronavac, com 115.600 mil doses. Três aeronaves da Coordenadoria já foram empregadas na distribuição dos imunizantes para o interior do Estado. Até o momento, o Governo do Ceará já adquiriu 695.200 doses.

A logística que envolve aviões, helicópteros, caminhões e viaturas das forças de segurança do Estado teve início logo após o recebimento do lote. Além da Capital, cidades como Aracati, Acaraú, Brejo Santo, Camocim, Limoeiro do Norte, Quixadá e Russas estiveram entre os primeiros destinos a receberem as doses nesta quarta-feira. As Fênix 05, 06 e 09 foram empregadas nas missões.

Do total das 115.600 doses recebidas no sétimo lote, 50% estarão disponíveis para a aplicação da primeira dose, já os outros 50% serão utilizados para a aplicação da segunda dose, ambas do grupo prioritário, compostos por idosos a partir de 75 anos e trabalhadores que atuam na área da saúde. Até essa terça-feira (2) foram aplicadas um total de 400.281 doses em todo o Ceará, sendo 303.266 na primeira aplicação e 97.015 cearenses na segunda.

Além da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) também atua nesse transporte, escoltando os imunizantes até os postos de armazenamento que foram escolhidos pelo Governo Estadual, levando para o maior número de cearenses possíveis, frascos com doses que irão garantir proteção coletiva e esperança para todos. O governador Camilo Santana afirmou que continuará trabalhando para acelerar o processo de imunização de toda a população do Estado. “Além das vacinas do Plano Nacional de Imunização, temos mantido contato com laboratórios nacionais e internacionais para viabilizar a compra direta de imunizantes. Nossa meta é imunizar todos os cearenses o mais rápido possível”, comentou Camilo.