Dia do Piloto de Helicóptero: homens e mulheres da Ciopaer fazem a diferença nas missões aéreas no Ceará

24 de fevereiro de 2021 - 15:57 # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é feita por homens e mulheres que atuam nas mais diversas funções e com um único objetivo: servir à população cearense. Uma das figuras centrais da coordenadoria são os pilotos de helicóptero, que têm sua data comemorada neste dia 24 de fevereiro. Entre missões que vão desde o patrulhamento aéreo até os transportes aeromédicos e agora também de vacinas contra a Covid-19 para todo o Estado, esses profissionais são as engrenagens fundamentais para o sucesso de todas as ações.

O Dia do Piloto de Helicóptero Brasileiro celebra o ato de heroísmo de profissionais que resgataram as vítimas de um incêndio em um edifício, no dia 24 de fevereiro de 1972, em São Paulo. Graças à expertise dos pilotos, cerca de 700 pessoas foram salvas naquele dia. E por falar em atos de heroísmo e bravura, a Ciopaer possui uma extensa ficha de missões que tiveram essas duas palavras como pano de fundo.

Atualmente, a Ciopaer possui um efetivo de 28 pilotos que atuam em dez aeronaves. Um dos profissionais mais veteranos é o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará, Kleber Nóbrega Vieira. O oficial, que hoje é chefe do Setor de Operações da Ciopaer, possui 22 anos de trabalho na Coordenadoria da SSPDS. “Cheguei lá em 1999, e foram quase 22 anos dedicados à aviação de segurança pública. Ao longo desses anos foram muitos treinamentos e muitos cursos que temos devolvido à população como forma de atividade desempenhada com qualidade, resgatando vidas e salvaguardando a população cearense e até de estados circunvizinhos”, destacou o tenente-coronel.

Nóbrega possui habilitação para pilotar todas as aeronaves da Coordenadoria, desde as mais atuais até as mais veteranas. Foram nelas que muitas pessoas que corriam risco de morte tiveram a esperança de vida proporcionada após um trabalho que inclui pilotos e demais profissionais da Ciopaer, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará. “Dessas atividades, a que nos dá mais prazer, a que nos deixa mais feliz, são aquelas em que as vítimas de queimaduras são resgatadas ou quando há o transporte aeromédico de recém-nascidos. Elas (ocorrências) me causam muita alegria, é quando eu posso fazer a diferença na vida dessas pessoas”, revelou.

Orgulho

Reconhecendo a importância do papel da Ciopaer, o Governo do Ceará investiu na expansão das bases para todas as macrorregiões do Estado, além do aumento da frota. A Ciopaer é a maior unidade de aviação estadual do Norte/Nordeste, sendo considerada a maior operadora de aeronaves biturbina e homologadas para voo por instrumentos entre os órgãos estaduais brasileiros.

O tenente-coronel Nóbrega revela o orgulho de atuar como piloto e também por ter participado de diversas comissões que estiveram à frente de cada tomada de decisão da Coordenadoria. “Também fiz parte de todas as comissões técnicas para a aquisição de novas aeronaves e para a expansão de novas bases para o Interior. Isso para que houvesse uma lisura e total zelo com as nossas máquinas e pudéssemos atender às demandas do nosso povo cearense”, disse.

História

A unidade aérea foi criada a partir do Grupamento de Policiamento Aéreo (GPAer) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em 1995, e nasceu para desempenhar funções de apoio a operações policiais, patrulhamento aéreo, resgates, transportes aeromédicos, transporte de pessoal, apoio às ações de defesa civil, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplante, monitoramento ambiental e de recursos hídricos, geração de imagens para fins de segurança pública e institucionais, entre outras atividades. Em 2001, o GPAer passou a adotar o nome de Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e uniu os serviços operacionais de policiais civis e bombeiros militares no planejamento e execução das missões.

Em julho deste ano, a Ciopaer completará 26 anos de história. Além de todos os atributos citados, ela também é considerada como a operadora com serviço aeromédico público mais bem executado do País. São quatro bases fixas, instaladas em Fortaleza, em Juazeiro do Norte, em Sobral e em Quixadá. A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210.