Dois suspeitos são presos por homicídio em Aurora após trabalho conjunto
23 de fevereiro de 2021 - 11:30 #Arma apreendida #BEPI #CPRaio #Polícia Militar do Ceará #Prisão
Dois homens foram presos em flagrante por um homicídio e uma lesão corporal a bala, após uma ação ocorrida na cidade de Aurora, nessa segunda-feira (22). O trabalho contou com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Além das capturas, foram apreendidas uma arma de fogo, munições e celulares.
Após tomarem conhecimento do crime, os policiais civis da Delegacia Municipal de Aurora iniciaram as investigações objetivando identificar a autoria do crime, que foi registrado na localidade de Araca. Na ocasião, um homem de 19 anos veio a óbito após ser atingido por disparos de arma de fogo. A vítima já respondia por lesão corporal dolosa. Na mesma ocorrência, uma mulher também foi baleada e socorrida. Por meio de oitivas, os policiais identificaram os envolvidos, que foram presos após a troca de informações entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.
Composições do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) diligenciaram até a casa de Cícero Josimar Pinto Soares, 28 anos, que já responde por crime de trânsito. Ele foi encontrado escondido dentro de uma caixa d’água da residência. Para os policiais, o suspeito confirmou a participação no crime, alegando ter pilotado a moto utilizada no homicídio. Após a sua prisão, as equipes prenderam Alexandre Lopes Lucena Soares, 20 anos. Ele informou aos policiais a localização da arma utilizada, que foi encontrada em um terreno baldio.
Ao todo, foram apreendidos um revólver calibre 38, 18 munições, sendo 17 deflagradas e uma intacta, a motocicleta utilizada no crime e dois aparelhos celulares pertencentes aos suspeitos. Os indícios colhidos pela Polícia Civil apontaram que a motivação do crime seria o envolvimento das partes com o tráfico de drogas. No entanto, o fato segue sob apuração da PCCE. A dupla foi levada à Delegacia Municipal de Aurora, onde foi autuada em flagrante por homicídio por motivo fútil e sem possibilidade de defesa por parte da vítima.
Estratégia e inteligência
Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).
Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.