SSPDS leva programa itinerante de atendimento psicológico para CBMCE e Ciopaer

9 de fevereiro de 2021 - 16:54 # # # # #

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) retoma as atividades do programa itinerante para ofertar atendimento psicológico a profissionais da segurança pública do Ceará. A programação ainda prevê palestras temáticas e a ampliação de visitas institucionais às sedes das vinculadas da segurança pública do Ceará. Neste mês, as visitas seguem acontecendo uma vez por semana, em local próximo à sede do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e na base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da SSPDS, em Fortaleza.

“Agora em 2021, a gente vem retomando as atividades desse serviço buscando levar atividades e atendimentos psicológicos nos espaços e ambientes nos quais esses servidores trabalham ou de uma maneira próxima a esses locais para que a gente possa facilitar esse acesso e essa busca por esses serviços. A gente vê com grande potencial um serviço em que conseguimos chegar mais próximo do servidor, entender a suas queixas, suas demandas, seus anseios e suas necessidades. Como sendo uma segunda forma de buscar esse atendimento”, convida a psicóloga à frente da Abips, Bruna Gadelha.

O Programa Abips Itinerante tem como objetivo levar serviços de saúde aos profissionais da segurança pública que pertencem às vinculadas da Secretaria da Segurança Pública com a proposta de propagar e facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelo setor. A promoção do bem-estar biopsicossocial dos agentes da segurança é a missão da Abips. A proposta é complementar aos atendimentos realizados de segunda a sexta-feira, na sede da SSPDS, com agendamento prévio.

Itinerante

No Corpo de Bombeiros, as visitas acontecem quinzenalmente, às quintas feiras pela manhã, na Avenida Filomeno Gomes, 42, na Caixa de Assistência e Pecúlio Bombeiros Militares (CAPBOM), com atendimento na modalidade de plantão psicológico, que se caracteriza como uma intervenção psicológica breve, que acolhe a pessoa ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites diante da sua atual demanda/necessidade. O plantão psicológico disponibilizado pela Abips tem até cinco encontros. Caso o(a) psicólogo(a) identifique que o militar necessita de um tempo maior para lidar com suas questões, ele é orientado e encaminhado sobre o processo de psicoterapia.

Na Ciopaer, a iniciativa foi batizada como “Fênix Saudável” e conta também com a modalidade de plantão psicológico, semanalmente, sempre às quartas-feiras à tarde, na sede da Capital, localizada no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Além desse serviço, nos próximos dias, serão realizadas ações que visam à prevenção em saúde e à qualidade de vida dos profissionais de segurança. A agenda da Abips na Ciopaer vai ainda contemplar momentos de promoção da saúde mental, por meio de oficinas com colaboradores e gestores.

Os atendimentos na sede da Abips continuam ocorrendo normalmente. Para realizar agendamento e buscar mais informações a respeito dos serviços, o profissional da segurança pública pode entrar em contato pelos números: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056.

“A todos aqueles que necessitam ou desejam ter esse cuidado, essa atenção em saúde, a gente incentiva que busque os nossos serviços tanto na sede da Abips, ligando, agendando atendimento e buscando orientação, quanto nesses espaços que a gente está proporcionando. Nosso intuito é cada vez mais ampliar esses serviços para que ele chegue mais próximo aos profissionais. Por isso, a gente espera garantir uma maior efetividade no cuidado em saúde”, finaliza Bruna.

Serviço

Atendimentos da Abips
Local: Av. Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo
Agendamento: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.