Investigado por envolvimento em homicídios e tráfico de drogas na Granja Portugal é preso pelo DHPP

9 de fevereiro de 2021 - 16:41 # # # #

Uma ação planejada para realizar a captura do homem apontado como chefe de uma organização criminosa e envolvido em homicídios e no tráfico de drogas no bairro Granja Portugal, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), foi cumprida com sucesso na tarde dessa segunda-feira (8). Miqueias Nascimento dos Santos (29) foi preso em flagrante e teve mandado de prisão cumprido em operação conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Ele é investigado pela especializada por ordenar a morte de rivais e por negociar entorpecentes na região.

Após levantamento de informações sobre as atividades ilícitas de Miqueias, que o colocam como suspeito de mandar matar rivais e por realizar o comércio de drogas no bairro da AIS 2, o DHPP iniciou os preparativos para capturá-lo. Com passagens por tráfico de drogas, homicídios, tentado e consumado, e associação criminosa, Miqueias é investigado pela 2ª Delegacia do DHPP por envolvimento numa série de homicídios ocorridos no bairro Granja Portugal. De acordo com as investigações, ele exerce função de chefia dentro do grupo criminoso que atua na região, mais precisamente na comunidade Paredão da Luminosa, e dá ordens para que os outros integrantes cumpram.

O suspeito foi preso em flagrante na Rua Luminosa, bairro Granja Lisboa (AIS 2), em um imóvel próximo a um terreno abandonado e ao lado de uma fábrica de sofás, pelo crime de integrar organização criminosa. Durante as buscas pelo paradeiro de Miqueias, ao perceber que não teria saída e seria preso pelos policiais civis, ele tentou quebrar o aparelho celular que portava no intuito de não ser acessado pelos agentes do DHPP. Ele foi conduzido para a sede do DHPP, onde foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa.

A 2ª Delegacia do DHPP, responsável por apurar homicídios na AIS 2, vai aprofundar as investigações dos crimes de morte na área para comprovar a relação de Miqueias nos homicídios. “Em todas as situações que verificamos até agora, ele é apontado como mentor intelectual (nos crimes), por chefiar o grupo criminoso. Ele é suspeito de mais de dez homicídios na região”, explica o delegado titular da 2ª Delegacia do DHPP, Márcio Lopes. O flagrante da prisão de Miqueias foi comunicado ao Poder Judiciário, que já deferiu pela prisão preventiva dele.

No início da noite de ontem, equipes da Dissuasão Focada do Departamento de Polícia Judiciária da Capital se dividiram para realizar abordagens a pontos específicos na AIS 2, com base em informações de inteligência acerca de áreas com maior registro criminal para prevenção de crimes na região.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ou para o (85) 3257-4807, do DHPP, que também disponibiliza o mesmo número como WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.

A elucidação de homicídios

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar todas as medidas em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.