Comitê de Valorização das Mulheres se reúne para discutir formulário de pesquisa entre servidoras

9 de fevereiro de 2021 - 16:14 # # #

As representantes do Comitê de Valorização das Mulheres da Segurança Pública, no âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), se reuniram para discutir a proposição de formulários, para preenchimento das servidoras, para o recebimento de denúncias e sugestões que contribuam com as políticas de valorização das mulheres. O encontro, que ocorre mensalmente, aconteceu de forma remota, por videoconferência, nessa segunda-feira (8).

Participaram da reunião as assessoras da SSPDS, Alyne Coimbra e Bruna Gadelha, a delegada Rena Gomes (Polícia Civil), a inspetora Helena Guilherme (Academia Estadual de Segurança Pública), a soldado Karla Sampaio (Corpo de Bombeiros Militar), Marysol Dantas (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública-Supesp), a perita Manuela Cândido (Supesp) e a médica perita Verbena Matos (Perícia Forense do Estado do Ceará).

A reunião virtual tratou da confecção de formulários como forma de servir de canal de comunicação destinado a sugestões e/ou críticas referentes às práticas de valorização das mulheres da segurança pública. Outro ponto em relação aos formulários foi a disposição de realizar pesquisas para captar denúncias de crimes contra a mulher no ambiente de trabalho, com o objetivo de acompanhar os casos de violência de gênero e melhorar a qualidade de vida das servidoras.

A disponibilidade dos formulários será feita em março, mês em que é comemorado do Dia Internacional da Mulher. Por falar na data comemorativa, também houve espaço para propor a realização de ações especiais voltadas para as mulheres, como a promoção de palestras virtuais com representantes das vinculadas.

Sobre o Comitê

Descrito como uma instância colegiada de natureza consultiva e propositiva, o Comitê vinculado à SSPDS tem como finalidade viabilizar a articulação da pasta no que tange ao reconhecimento do direito à igualdade de gênero, a erradicação da discriminação e da violência contra as mulheres no exercício de sua profissão, no intuito de garantir um ambiente de trabalho saudável para as servidoras.

O papel do Comitê se estende ainda a contribuir para a elaboração e a implementação de compromissos, estratégias, planos, programas e outros instrumentos, visando à promoção da igualdade de gênero dentro das instituições, além de auxiliar na divulgação e produção de materiais informativos, estudos e campanhas sobre o tema.