Cinco pessoas são presas pela PMCE com armas e drogas no interior do Estado
9 de fevereiro de 2021 - 13:57 #Armas apreendidas #Cotar #CPRaio #Drogas apreendidas #Força Tática #PMCE
Após recebimento de denúncia, equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), com apoio de composições do Comando Tático Rural (Cotar) e da Força Tática (FT), integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizaram a captura de cinco pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas e na posse de armas de fogo. A ação aconteceu no sábado (6), nos municípios de Varjota, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16), e em Cariré (AIS 14) do Estado.
Os policiais receberam informações sobre a localização de um homem que teria mandados de prisão em aberto e estaria envolvido com a comercialização de entorpecentes. Diante disso, as composições solicitaram apoio e montaram uma estratégia para localizar o suspeito. Quando os PMs chegaram próximo ao endereço informado, eles foram recebidos com disparos de arma de fogo, efetuados por um homem que estava em um carro e correu para dentro de uma residência com a arma. Nesse momento, outros dois homens que estavam com ele se evadiram.
Foi montado o cerco, e os militares entraram na residência. Lá, além do indivíduo que estava armado, identificado como Dayvid Laurindo de Sousa (20), com passagens por homicídio, roubo e crime contra a administração pública, os policiais encontraram outras duas pessoas: o homem citado na denúncia, chamado de Antônio Iago Moura do Nascimento (28), com passagens por homicídios, tráficos, roubos e possee irregular de arma de fogo, e a namorada dele, identificada como Maria Eduarda Araújo de Sousa (18), sem antecedentes criminais.
Com o casal foram apreendidas uma pistola calibre 380, 36 munições calibre 380, 66 gramas de maconha, 93 pedras de crack e R$ 1.105,00 em espécie, além de um revólver calibre 38 com cinco munições, oito aparelhos celulares, um rádio de comunicação com carregador e diversas embalagens plásticas comumente utilizadas para embrulhar entorpecentes para a venda.
Dando continuidade às investigações, os militares se deslocaram até outra residência na cidade de Cariré, onde um casal foi abordado. Elizabete Cristina da Silva Silveira (28) com antecedentes por tráfico de drogas, e João Victor da Silva Araújo (18), sem passagens pela Polícia, autorizaram a realização de buscas na casa. Lá os Pés encontraram uma pistola 9 mm, com dez munições, 18 gramas de cocaína, dez gramas de maconha e nove gramas de crack, além de embalagens plásticas, outro rádio de comunicação e três aparelhos celulares.
Dessa forma, todos os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde um inquérito foi instaurado, e os suspeitos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, além de ser dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas, em desfavor de Iago. O procedimento foi transferido para a Delegacia Municipal de Varjota, que dará continuidade às investigações.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (88) 3648-1054, da Delegacia Municipal de Varjota. O sigilo e o anonimato são garantidos.