Perito geral da Pefoce participa de reunião com a presidente do TJCE

4 de fevereiro de 2021 - 16:44 # # #

O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macedo, esteve reunido com a nova presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que assumiu a presidência do TJCE no último dia 29 de janeiro. O encontro proporcionou o diálogo acerca das demandas pertinentes às duas instituições.  A reunião ocorreu na tarde dessa quarta-feira (3), no gabinete da presidente do TJCE.

No encontro, as demandas pertinentes das duas  instituições, TJCE e Pefoce, do âmbito da perícia criminal para com os processos judiciários, foram apreciadas com objetivo de estreitar o diálogo e apresentar sugestões para a celeridade dos processos. De acordo com Ricardo Macêdo, aproximar as partes envolvidas no processo judiciário, desde as provas de uma investigação que passam pela Pefoce até o julgamento de um crime, é de suma importância. “Como polícia científica, a Pefoce trabalha diretamente para o Poder Judiciário. Nós tivemos algumas tratativas visando agilizar os trâmites dos processos e dos laudos periciais, para que possamos ter ainda mais celeridade em todo o processo judiciário”, afirmou o perito geral.

Conforme a presidente do TJCE, esse primeiro momento visa alinhar ações para melhorar o resultado dos processos. “Esse contato inicial é importante para que possamos conhecer as demandas de cada instituição e, dessa forma, aprimorar nossas ações, sempre com foco no jurisdicionado”, ressaltou a chefe do TJCE.

Além do perito geral do Ceará e da presidente do TJCE, também estiveram presentes na reunião, o coordenador de perícia criminal da Pefoce, Átila Einstein; e o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre Costa.

Tempo de Justiça

A Pefoce é uma das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que faz parte do programa Tempo de Justiça, criado através de uma parceria entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a SSPDS, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. A iniciativa visa garantir uma tramitação célere dos procedimentos criminais referentes a crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2017.