Quatro pessoas são presas pelas forças de segurança durante Operação Apostos na Capital

30 de janeiro de 2021 - 13:46 # # # # # # # # # # #

Dando continuidade aos trabalhos policiais da Operação Apostos, as Forças de Segurança em parceria com órgãos municipais e estaduais realizaram ações nos bairros Messejana e Paupina – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A ofensiva ocorreu, nessa sexta-feira (29), com o intuito de coibir ações criminosas referentes aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Ao todo, quatro pessoas foram presas e 358 foram carros abordados.

As ofensivas ocorrem toda semana em bairros escolhidos a partir de dados extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE) da SSPDS. Nessa sexta (29), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), três pessoas foram presas por força de mandados de prisão pelas equipes do 30º Distrito Policial (DP) e 6º Distrito Policial (DP).

Os suspeitos foram identificados como Emerson Ferreira da Silva (36), Francisco Edson dos Santos Araújo (27) e Tércio Moura Herculano Sales (28). O trio possuía mandados preventivos em aberto pelo crime de roubo majorado. Ainda contra Tércio, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ter furado o bloqueio da blitz de trânsito.

Já, Antônio de Pádua Estevam de Medeiros (19) foi preso em flagrante após uma abordagem na Avenida Jornalista Tomás Coelho de equipes do Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Com ele, 13 papelotes de maconha e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Ele foi conduzido para o 6º DP, onde foi autuado por tráfico de drogas.

Os profissionais de segurança abordaram 387 veículos. Desse número, 32 veículos foram apreendidos e 78 infrações foram registradas. Além dos veículos, sete estabelecimentos comerciais foram notificados, um autuado e outro fechado. No total, o efetivo da operação contou com a participação de 131 profissionais, 16 auxiliares, três cães farejadores do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Denarc, 35 viaturas, uma van, 19 motos, cinco carros de reboques e uma ambulância.

Trabalho Integrado

A operação é organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com a participação de órgãos vinculados e parceiros, como a Polícias Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ambas da SSPDS, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), além da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Autarquia Municipal de Fortaleza (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Agência de Fiscalização do Fortaleza (Agefis).

Operação Apostos

A ação leva o nome de Apostos e significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas. De acordo com o significado no dicionário, a palavra Apostos significa: adjuntos, aplicados, atrelados, juntos, justapostos, ligados, sobrepostos. Também pode fazer referência à expressão “estar a postos”, que denota pronto para uma ação, uma atividade; atento e em posição.