Três suspeitos de homicídio são presos em flagrante pela PMCE com duas armas

27 de janeiro de 2021 - 11:25 # # # #

Três suspeitos de homicídio foram presos em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nessa terça-feira (26). Na ação, duas armas de fogo foram apreendidas pela composição que abordou o trio em um veículo roubado. O trabalho foi realizado por uma composição do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), no bairro Bom Jardim ­– Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza.

Os policiais especializados atuavam na região com abordagens preventivas, quando se depararam com estampidos de tiros nas proximidades. Em uma ação rápida, a Polícia Militar seguiu até o local onde estava um veículo de modelo Ford Fiesta, que tentou empreender fuga, mas foi abordado pela equipe. Em seu interior estavam Carlos André Miguel Lucas, 21 anos; José Gabriel Freitas Ladislau, 21; e Marcos Ryan de Oliveira Carvalho, 19. Ao perceber que os suspeitos receberiam voz de prisão, Marcos Ryan, que estava no banco traseiro do carro, arremessou uma arma de fogo para fora do automóvel.

A composição apreendeu o tal objeto, que na verdade se tratava de um revólver calibre 38. Ao revistar o carro, um segundo revólver também de calibre 38 foi apreendido em seu interior. Além das armas, foram apreendidas 11 munições deflagradas e uma munição intacta. Ao verificar os sinais identificadores do carro, os policiais militares constataram que se tratava de um veículo com queixa de roubo/furto e com placas alteradas.

O trio confirmou que havia acabado de matar um homem de 19 anos em uma rua próxima. Os homens foram conduzidos ao 32° Distrito Policial (DP), onde foram autuados em flagrante por homicídio qualificado e por receptação. Dos três, apenas José Gabriel registrava antecedentes criminais, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e corrupção de menores.

O veículo roubado também foi encaminhado à delegacia distrital, onde foi restituído ao dono. Agora, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga a motivação do homicídio.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.