Superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública visita sede da Pefoce

25 de janeiro de 2021 - 17:10 # # # # # # # # #

Esteve presente na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), nessa segunda-feira (25), o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). O superintendente, José Helano Matos Nogueira, se reuniu com o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo, e os demais gestores e coordenadores da Perícia Forense.

O objetivo da visita do superintendente foi apresentar os mecanismos e projetos da Supesp e mostrar como a Pefoce pode elaborar e contribuir para os projetos de segurança do Estado. “Viemos aqui apresentar todos os produtos e serviços que a Supesp têm a oferecer para a Pefoce, e o mais importante, ouvir as demandas que a Pefoce pode ter em relação à pesquisa e estratégias de segurança pública para que a Superintendência possa fazer esse link e auxiliar a concluir essas demandas”, explicou Helano Matos.

Na ocasião, os meios de como submeter os planos ou contribuir com os atuais projetos de segurança existentes foram apresentados aos coordenadores que atuam nas áreas de Medicina Legal, Perícia Criminal, Análise Laboratorial Forense, Identificação Humana e Perícias Biométricas, e Tecnologia da Informação.

Conforme o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo, a Pefoce é um ótimo celeiro de boas iniciativas e projetos. “Temos aqui na Pefoce muitos estudiosos de diversas áreas do conhecimento e são pessoas que se dedicam e amam o que fazem, se doando da melhor maneira possível”, disse.

Reforço

No início deste mês de janeiro, a Supesp integrou ao seu corpo diretor, a perita criminal Manuela Cândido que é diretora de Pesquisa e Avaliações de Segurança Pública na Supesp. Antes, a servidora da Pefoce desempenhava a função de coordenadora na Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce.

Conforme o superintendente Helano Matos, é importante ter uma perita criminal integrando a Supesp. A profissional também faz parte do comitê de valorização das mulheres do Sistema de Segurança Pública do Ceará, contribuído com as demandas pertinentes à Pefoce e com os demais projetos e objetivos da Supesp.