Bombeiros realizam capacitação para utilização da roupa seca de mergulho

21 de janeiro de 2021 - 17:19 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da Companhia de Mergulho e Resgate (CMR), realiza entre os dias 11 e 22 de janeiro, o curso de treinamento teórico e prático para a utilização de roupa seca para mergulho. Os militares que atuam no CMR atuam em quase todos os ambientes aquáticos que são necessários, contaminados ou não. Pela classificação da US Navy, que é o manual da Marinha Americana, os ambientes de mergulho são classificados entre quatro categorias de contaminação, sendo o 1 o mais contaminado e o 4 o menos contaminado ou sem contaminação.

A roupa seca utilizada pelo CBMCE, que é do modelo Haztec, oferece ao mergulhador uma proteção total para águas contaminadas a partir do grau 2. Essa roupa visa encapsular o mergulhador para não ter o contato com o meio externo, onde é realizado o resgate. Os bombeiros tiveram um treinamento teórico, onde passaram a entender como a ferramenta funciona e todas as suas características de roupa, assim como critérios de seleção para compra e a sua forma correta de utilização e manutenção.

Ainda na parte teórica puderam entender algumas características detalhadas dos vedantes e dos materiais construídos, além de entender conceitos como undergarment, que é a necessidade de utilização da roupa de baixo para isolamento térmico no mergulho. Já na parte prática foram realizados mergulhos em ambientes controlados, com profundidade de até cinco metros, para ambientação e ajuste do material a cada mergulhador.

Além disso, foi realizada a verificação da perfeita vedação das roupas para que o mergulhador proteja as águas extremamente contaminadas. Os mergulhadores sempre treinam e se preparam para as piores missões nos piores momentos.