Forças de Segurança deflagram operação em Caucaia contra homem apontado como chefe de grupo criminoso

16 de janeiro de 2021 - 12:09 # # # # # # # # # # #

Uma ação conjunta das Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE) do Ceará, nesta sexta-feira (15), resultou na apreensão de uma pistola calibre. 40, na localidade de Capuan, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Um homem de 25 anos trocou tiros com as Forças de Segurança que realizavam uma operação no sentido de capturá-lo, mas morreu em confronto. O suspeito é investigado por tráfico de drogas e é apontado como chefe de um grupo criminoso com atuação na região.

Ao perceber a aproximação dos policiais, na divisa entre os bairros Capuan e Jandaiguaba, o homem atirou contra os policiais, que revidaram a injusta agressão. Com o suspeito, foi localizada uma pistola da carga da Polícia Militar do Ceará, que foi roubada de um policial em abril do ano passado, quando este se deslocava para o trabalho. Na ocasião, o profissional da segurança pública foi abordado e teve o armamento subtraído. O homem inclusive foi reconhecido pela vítima como o suspeito que a abordou.

As investigações da PCCE apontam ainda que o homem tentava se fixar como chefe do tráfico de drogas na região e seria comparsa de Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”, que foi capturado em julho do ano passado, em Teresina, no Piauí, pela Polícia Civil.

Participaram da ação policial desta sexta-feira, policiais civis da Delegacia Metropolitana de Caucaia, da Coordenadoria de Operações de Recursos Especiais (Core) e do Núcleo Operacional de Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), além de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Comando Tático Motorizado (Cotam), da Força Tática do 12º BPM e da aeronave fênix 03 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).