Sistema de georreferenciamento desenvolvido pela Supesp é finalista em premiação internacional

15 de janeiro de 2021 - 18:00 # # # # # # # # #

O Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo) será o representante do Brasil na final do VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarollo 2020, na categoria “Monitoramento e Avaliação – Províncias e Estados”. A premiação é organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como objetivo o reconhecimento de práticas de gestão para resultados desenvolvidas por governos e gestores de países da América Latina e Caribe. A ferramenta cearense foi desenvolvida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) para auxiliar na operacionalização de recursos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, destacou a indicação do produto cearense e o reconhecimento do projeto em nível internacional. “O Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo) é uma importante ferramenta e recebeu o merecido destaque nacional e internacional. O Sigo é o único projeto representante do Brasil na final da categoria da premiação e isso mostra o quão inovador é esse trabalho.” Em seguida, o secretário ressaltou a importância dos investimentos realizados na atuação do Corpo de Bombeiros. “Nós já temos resultados concretos de uma melhoria da atuação dos Bombeiros a partir do trabalho, do permanente treinamento dos seus profissionais, do investimento em equipamentos, e do investimento, também, em tecnologia e inovação, como no caso do Sigo.”

Inovação

O Sigo, desenvolvido em 2019, é finalista na categoria na qual concorrem com outros dois projetos, ambos desenvolvidos no México. A plataforma é de uso intuitivo e permite que operadores da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS elaborem rotas que sejam utilizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros com base no mapeamento dos hidrantes na região de uma ocorrência.

Além do mapeamento dos recursos disponíveis para auxiliar no combate aos incêndios, o sistema disponibiliza informações como dimensionamento de vias e atualizações em tempo real do fluxo de trânsito na região e otimiza, assim, o deslocamento pelas equipes do CBMCE. O dimensionamento das vias também possibilita a utilização da viatura mais adequada para o atendimento uma determinada ocorrência.

A ferramenta foi criada pelo tenente-coronel Ricardo Catanho e pelo geógrafo Flávio Moreira Junior, ambos pesquisadores da Supesp, órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Várias pesquisas no campo da tecnologia, bem como experiência operacional e utilização acessível dos mecanismos foram combinadas pelos pesquisadores no desenvolvimento do projeto, que não gerou custos aos cofres públicos.

O tenente-coronel Ricardo Catanho, um dos criadores do projeto, também comemorou a valorização da pesquisa. “É um justo reconhecimento, de cunho internacional, dos esforços e investimentos do Governo do Estado do Ceará, não somente em tecnologia, mas também junto aos seus servidores, neste caso em especial, os agentes de segurança pública, além de ser uma oportunidade de elevar ainda mais o bom nome da nossa terra, por meio de novas ideias e novas conquistas.”

O Ceará também foi indicado em outra categoria da premiação, na “Categoria Geral – Províncias e Estados”, por projeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag/CE). A solenidade de premiação ocorrerá em 2021, durante a realização do Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, em data a ser definida.