Bairros de Fortaleza recebem Operação Apostos da SSPDS visando reprimir homicídios e roubos

15 de janeiro de 2021 - 17:13 # # # # # # # #

A partir de dados estatísticos e estudos feitos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagra mais uma Operação Apostos, em Fortaleza. O foco da ofensiva desta sexta-feira (15) são pontos estratégicos inseridos na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), que compreende bairros como Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzon. O foco da Apostos, que significa Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas, é reprimir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

“Importante destacar que essa é uma operação permanente e itinerante. Os locais, dias da semana e horários em que elas se realizam são definidos através das chamadas manchas criminais, que são estudos que a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, aqui da Secretaria, vem desenvolvendo. Apontando, assim, os locais onde se devem intensificar a atuação do sistema de segurança pública como um todo”, destacou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

O direcionamento da operação é coordenado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com o envolvimento das Polícias Civil e Militar do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As ações também são acompanhadas por meio do patrulhamento aéreo de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Homens e mulheres da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) e também de policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que buscam fiscalizar a presença de tornozelados no território em questão, serão empregados. A ofensiva iniciará às 15 horas e durará até as 23 horas desta sexta-feira.

A tecnologia também é uma forte aliada durante a Apostos. As câmeras de videomonitoramento, integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, também serão empregadas, com o acompanhamento dos operadores que compõem o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), em tempo real.

“As forças têm o embasamento das áreas de inteligência que também estão atuando na operação, nos ajudando a direcionar melhor as operações policiais de combate ao crime, tendo como grande objetivo impedir que os delitos ocorram. Ou seja, um policiamento com muita inteligência e com muita estratégia, que tem como enfoque evitar que o crime ocorra, contribuindo assim para a redução dos índices de criminalidade do Ceará”, finalizou Sandro Caron.