Quarto suspeito de homicídio ocorrido em Sobral é preso pela PMCE

14 de janeiro de 2021 - 15:28 # # # # # #

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva por homicídio, em desfavor de Ítalo Thiago Duarte Silva (24), que já possui antecedentes criminais por receptação, por desacato e por porte irregular de arma de fogo. A ação aconteceu nessa quarta-feira (13), no bairro Caiçara, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O homem é o quarto a ser preso por participação em um homicídio ocorrido em outubro de 2020 na cidade.

A equipe patrulhava quando recebeu uma denúncia sobre a localização de um homem que possuía um mandado de prisão em aberto. Os policiais militares a bordo da viatura se deslocaram até o endereço indicado e capturaram Thiago Duarte, que é suspeito de participação em um homicídio ocorrido em outubro. Entre os envolvidos, Ítalo era o único que estava foragido.

À época, uma investigação coordenada pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou nas prisões de outros três envolvidos no crime. Foram eles: Francisco Ronaldo de Oliveira Souza (30), com passagens por dano e por uso de drogas; Francisco Douglas Garcia (26), com antecedentes criminais por tráfico de drogas; e Zaquel Carvalho Oliveira (25), que responde por dano e por lesão corporal.

O crime

O homicídio aconteceu em 14 de outubro de 2020, também na cidade de Sobral. A vítima, identificada como Jordel Nascimento de Albuquerque (25), com antecedentes por tentativa de homicídio e por lesão corporal, foi atingindo por disparos de arma de fogo em uma construção civil, no bairro Renato Parente.

Investigações conduzidas pelo NHPP resultam nas prisões de homens suspeitos de homicídios em Sobral

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.