Três suspeitos são presos por homicídios e roubo em operação da Polícia Civil em Juazeiro do Norte

13 de janeiro de 2021 - 16:10 # # # # #

Uma operação desencadeada pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, resultou nas capturas de três homens, que estavam com mandados de prisão preventiva e temporária por crimes de homicídios e roubo, ocorridos na região de Juazeiro do Norte – pertencente à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. As decisões judiciais foram cumpridas, nessa terça-feira (12), com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

O intuito da ação foi cumprir mandados de prisão em desfavor de suspeitos com envolvimento em crimes qualificados. Um dos presos foi identificado como Antônio Silva de Santana (24), com antecedentes criminais por tentativa de latrocínio, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Antônio é investigado por ter participado de um homicídio em março de 2020. Na ocasião, a vítima identificada por Cicero Noesio de Sousa (32), sem antecedentes criminais, foi atingida por disparos de arma de fogo. Cicero chegou a ser socorrido e levado para uma unidade hospitalar, mas veio a óbito após atendimento médico. O crime ocorreu no bairro Frei Damião, em Juazeiro.

O segundo preso foi Regilanio Lima da Silva (39), sem antecedentes criminais. Em desfavor de Regilanio havia um mandado de prisão por homicídio, ocorrido em maio de 2020. Segundo informações policiais, a vítima identificada por Maecio da Silva Gomes (31), com antecedentes criminais por lesão corporal dolosa e ameaça, havia discutido com o investigado, quando foi surpreendido por golpes de faca desferidos por Regilanio. Na época do crime, Maecio veio a óbito no local. O homicídio foi registrado no bairro Triângulo.

O último alvo da operação foi identificado por José Evandro da Silva (32), sem antecedentes criminais. Evandro é suspeito de participar de um assalto e subtrair uma motocicleta. A ação criminosa ocorreu em maio de 2020, no Sitio Pau Seco, zona rural de Juazeiro. Deste modo, diante do resultado operacional, os suspeitos foram conduzidos para uma unidade policial, onde os mandados em desfavor do trio foi cumprido. Agora, os homens estão à disposição da Justiça.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (88) 3102-1102, do Núcleo de Homicídios de Juazeiro do Norte, ou para o (88) 98828-9662, que é o WhatsApp do NHPP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de áudio, texto e vídeo. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.