Tamanduá-mirim é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Sobral
11 de janeiro de 2021 - 17:31 #Bombeiros #CBMCE #Resgate
Um das diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) é o resgate de animais em ambientes que não fazem parte do seu habitat. Na madrugada desse sábado (9), uma composição da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª Cia/3º BBM) foi acionada para resgatar um tamanduá-mirim, que estava no jardim do almoxarifado de uma fábrica no município de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O animal estava bastante agitado, chegando a danificar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) do militar.
Como o tamanduá não apresentava nenhum ferimento aparente, após ser resgatado, ele foi conduzido até a unidade de conservação municipal da Serra do Rosário, para ser devolvido à natureza. Este é o segundo tamanduá-mirim resgatado por uma equipe de Busca e Salvamento da 1ª Cia/3ºBBM, na cidade de Sobral, em 2021. A ocorrência desse sábado teve o apoio da Guarda Municipal de Sobral. Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020 foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado do Ceará.
Unidade de Conservação Municipal da Serra do Rosário
A unidade de conservação municipal (categoria de uso sustentável) da Serra do Rosário foi criada pela Lei Municipal nº 812, de 10 de abril de 2008. A Serra do Rosário possui ocorrência de pequenas planícies fluviais margeando cursos d’água como os riachos Boqueirão e Contendas, que são alimentados por dezenas de nascentes e microbacias hidrográficas que confluem parte para o riacho Boqueirão e Mucambinho, rumo à zona urbana da cidade de Sobral, transcorrendo para a bacia hidrográfica do Rio Acaraú e parte para a bacia do Coreaú.