Bombeiros militares de Maracanaú resgatam porco-espinho em Pacatuba

11 de janeiro de 2021 - 17:11 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi acionado, na manhã desse domingo (10), para resgatar uma espécie de porco-espinho que estava em uma residência no bairro Pavuna, no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Após o resgate, o animal foi deixado em seu habitat natural, sem machucados aparentes. A guarnição de Busca e Salvamento 3, da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (1ª Cia/2º BBM), foi responsável por atender à ocorrência.

A equipe tomou conhecimento via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), quando se dirigiu rapidamente para o local, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). A guarnição resgatou o animal, da espécie cuandu, utilizando uma escada prolongável e um cambão (uma haste de ferro com um laço na extremidade). Logo em seguida, os bombeiros militares o colocaram em um recipiente e o conduziram a sua nova morada. A guarnição, que atendeu à ocorrência, foi composta pelo subtenente Fernandes, comandante da guarnição; subtenente Alexandro (condutor) e os soldados Bruno e Danrley.

Coendou prehensilis é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul. O animal é conhecido popularmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim. Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Estado do Ceará.