Em ação rápida, PMCE prende suspeito de matar padrasto em Jati

8 de janeiro de 2021 - 15:39 # # # # #


O homem apontado como suspeito de matar o padrasto, identificado pelo nome de Carlos Antônio de Oliveira, 35 anos, foi preso, nesta sexta-feira (8), após diligências efetuadas pela 3ª Companhia Independente de Policiamento do Interior do 4° Comando de Policiamento do Interior Sul. O crime ocorreu em Jati, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará, mas a prisão aconteceu na cidade de São José do Belmonte, em Pernambuco. Duas espingardas foram apreendidas.

As diligências em busca de Carlos Antônio iniciaram após informações acerca da morte de Manoel Delfino da Silva, 58 anos. O crime ocorreu no Sítio Baixa Grande, Assentamento Cajueiro, em Jati, na noite dessa quinta-feira (7). Na ocasião, os dois homens discutiram e proferiram xingamentos um contra o outro. Em depoimento, o preso alegou que efetuou um disparo de arma de fogo após Manoel pegar uma foice e atacá-lo. Na tentativa de proteger a si mesmo e outras pessoas no local, ele teria atirado.

Após o fato, Carlos Antônio empreendeu fuga e foi capturado pela Polícia Militar já em Pernambuco. O homem foi trazido de volta ao Ceará, onde foi conduzido até a Delegacia Regional de Brejo Santo. Durante as diligências, os PMs apreenderam duas espingardas artesanais, entre elas, uma que teria sido utilizada no crime. O armamento também foi apresentado à unidade policial. Carlos Antônio, que já responde criminalmente por ameaça no contexto de violência doméstica, foi autuado em flagrante por homicídio.

A elucidação de homicídios

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública no intuito de alinhar todas as medidas em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.