Seminário virtual marca o encerramento dos cursos de especialização lato sensu da Aesp

23 de dezembro de 2020 - 14:32 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), por meio da Célula de Pós-graduação (Cepos), realizou, na noite desta terça-feira (22), o seminário de encerramento dos cursos de especialização lato sensu. Ao todo, 76 profissionais incluindo policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de policiais militares do estado do Maranhão concluíram a capacitação.

Os concludentes são do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e o Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (Cemdesp), todos direcionados aos profissionais em atividade nos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A palestra que marcou o encerramento das atividades acadêmicas aconteceu de forma remota, com transmissão ao vivo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle, plataforma de Educação a Distância da Aesp, e foi ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, José Antônio Fernandes de Macêdo.

O palestrante, que também é coordenador do Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará (Iris), apresentou os fundamentos para a implantação do modelo denominado Segurança Pública 4.0, que utiliza conceitos relacionados com a 4ª Revolução Industrial, e adota o uso de sistemas cyber-físicos, internet das coisas e inteligência artificial na indústria.
“Neste contexto, apresentamos as principais tecnologias relacionadas com a quarta revolução industrial, e como elas poderão ser aplicadas no cenário da segurança pública. Discutimos algumas teorias criminológicas que podem ser implementadas de forma eficiente nesta nova visão. Além disso, foram abordados estudos de casos reais de soluções para segurança pública aplicadas no Estado do Ceará e no Governo Federal”, pontuou o prof. Dr. José Macêdo.

Durante o seminário de encerramento, o diretor geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, falou sobre a importância dessas especializações para o fortalecimento da segurança pública, bem como da produção e compartilhamento de conhecimento. “Esses cursos foram frutos de muita luta, muita persistência e de muita vontade de contribuir com a Segurança Pública do Estado do Ceará. Apesar de terem expertises e motivações diferentes, o motivo é um só, aumentar a excelência do serviço prestado. Nós tivemos o incremento do ensino acadêmico no seu viés de pós-graduação, justamente visando aumentar a excelência do serviço prestado pelos servidores de todas as vinculadas ao povo cearense”, pontuou Clairton Abreu.

O evento foi conduzido pela orientadora da Célula de Pós-Graduação, delegada Cylviane Freire, juntamente com a supervisora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Aesp, Andrea Karam.

Sobre os cursos

Os cursos de especialização lato sensu oferecidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará têm o objetivo de habilitar os profissionais de segurança pública das diferentes áreas, para exercerem funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoria em suas instituições de origem, bem como produzir conhecimentos das bases teórico-metodológicas, didático-pedagógicas, gestão estratégica e institucional que norteiam o ensino. A capacitação também vem cumprir uma etapa legal para os militares que buscam a ascensão funcional em suas corporações.

O quadro de docentes é formado exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores, e todos os cursos contam em suas matrizes curriculares disciplinas de metodologia do trabalho científico; direitos fundamentais e normas internacionais de direitos humanos; conjuntura econômica nacional e internacional; temas geopolíticos; sistemas de auditoria e controle, além de seminários, palestras e outros conhecimentos específicos para cada área de atuação.