Representantes da SSPDS visitam Senai para conhecer novo laboratório de cibersegurança
22 de dezembro de 2020 - 17:54 #cibersegurança #encontro #novo laboratório #Senai #SSPDS
Com o intuito de firmar futuras parcerias para o desenvolvimento de projetos voltados para a área de combate a crimes cibernéticos no Estado, representantes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) visitaram a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O encontro ocorreu na tarde dessa segunda-feira (21), no bairro Jacarecanga. No local, as novas instalações do laboratório de cibersegurança foram apresentadas.
Durante a visita, os membros da SSPDS puderam conhecer a estrutura do prédio e as novas instalações do laboratório pertencente à Academia de Segurança Cibernética, a única do Nordeste. Estiveram presentes o superintendente da Supesp, Helano Matos Nogueira, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), José Luciano Freire. Para o coordenador da Cotic, Luciano Freire, o diálogo foi importante para aproximar os órgãos e projetar novos cursos voltados para a capacitação dos servidores nessa área.
“O objetivo da visita foi conhecer o laboratório que foi criado para a realização de estudos sobre crimes cibernéticos. O local dispõe de um simulador que possibilita aos alunos realizarem ataques e defesas, de forma segura e monitorada por um instrutor. Estamos trabalhando para que consigamos, futuramente, através de um trabalho de cooperação junto com o Senai e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), oferecer cursos de capacitação nessa área e em outras áreas também para os nossos policiais”, destacou ele.
Já pelo Senai, além do diretor regional Paulo André Holanda, participaram do encontro, o gerente de operações e negócios, Carlos Egberto Mesquita; a gerente de educação, Sônia Parente; o gerente de tecnologia, Tarcísio Bastos; o gerente do Senai Jacarecanga, Elias Pedrosa; o assessor da Diretoria Regional, Walaci Fialho; e os técnicos da área de tecnologia da informação, Davi e Clayton Moura. Ainda durante a conferência, um documento sobre a Rota de Segurança Pública elaborado pelo Observatório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) também foi apresentado.