Suspeito de envolvimento em quatro mortes em mangue de Fortaleza é preso

18 de dezembro de 2020 - 17:41 # # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do 17º Distrito Policial, resultou na prisão de um homem suspeito de ligação em quatro mortes na região do mangue do Rio Ceará e de integrar uma organização criminosa atuante na área da Barra do Ceará. A captura ocorreu no final da tarde dessa quinta-feira (17), no bairro Vila Velha, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. No momento da abordagem, o homem tentou fugir pulando os telhados de casas vizinhas, mas acabou localizado escondido dentro de um guarda-roupa.

Jonathan Lopes Duarte (20), vulgo “Mobilete”, já é conhecido pela Polícia por envolvimento em crimes na região. Ele possui antecedentes criminais por homicídios cometidos na região. Entre eles, os homicídios de três mulheres, em março de 2018, e a morte de um vendedor de produtos de limpeza, ocorrida em novembro deste ano. Contra ele existia um mandado de prisão em aberto.

Conforme a delegada Fabiana Perez, titular do 17º Distrito Policial e responsável pelas investigações, a prisão de Jonathan representa uma importante ação, visto que o foragido da Justiça continuava envolvido em crimes na região. “Com a prisão dele será possível dar celeridade a algumas investigações sobre o grupo criminoso em que ele atua”, pontuou a delegada.

“Mobilete” tentou fugir ao perceber o cerco policial, porém foi capturado pelos policiais civis. A ação contou com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que sobrevoou a região durante as diligências.

Apreensão de drogas

Durante a saturação, os policiais civis realizaram diligências e localizaram uma residência que servia de esconderijo de drogas. Lá foram apreendidos diversos entorpecentes como crack e cocaína, prontos para comercialização. Ninguém foi preso. A Polícia Civil segue investigando o fato visando descobrir o responsável pelos entorpecentes.

Os casos

Em março de 2018, três mulheres foram torturadas e mortas na mesma região de mangue onde, no último mês de novembro, o vendedor de produtos de limpeza foi encontrado morto. As motivações dos crimes são semelhantes: o grupo, no qual “Mobilete” faz parte, acreditava que as vítimas integravam organizações criminosas rivais. Os dois casos foram esclarecidos, e os suspeitos devidamente identificados e indiciados em inquéritos policiais.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda para o (85) 3101-2497, do 17º Distrito Policial (DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.