CBMCE e Semace assinam termo de cooperação técnica para ações de fiscalização conjunta

7 de dezembro de 2020 - 17:46 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de militares do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), esteve reunido no último dia 25 de novembro, com profissionais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com o objetivo de alinhar procedimentos para fiscalização compartilhada. Durante o encontro foram debatidas várias ideias acerca das ações entre os órgãos envolvidos, conforme a publicação do termo de cooperação técnica, publicado no Diário Oficial do Estado. Além da prevenção contra incêndio, o meio ambiente foi tema de conversa durante a reunião, sendo um dos objetivos principais das instituições o fortalecimento da segurança das edificações e a preservação da natureza.

A Semace é uma autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que tem a responsabilidade de executar a Política Ambiental do Estado do Ceará. Ela integra, como órgão seccional, o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), visando promover a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida no Ceará, através do licenciamento, monitoramento e a fiscalização.

Esse compartilhamento de ações faz parte da estratégia de ampliar cada vez mais os serviços de vistorias do CEPI que prevê a aproximação com diversos órgãos como: Superintendência Regional do Trabalho-SRT, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e vários outros que, de uma forma ou outra, estão envolvidos no processo de certificação das edificações realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).