Corpo de Bombeiros e Ciopaer resgatam duas vítimas de afogamentos em praias da Capital

5 de dezembro de 2020 - 17:51 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e tripulantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) atuaram juntos para resgatar duas vítimas de afogamento em praias de Fortaleza. As ocorrências foram registradas na tarde deste sábado (5), nas praias do Futuro e da Leste/Oeste. Ambas as vítimas foram socorridas com vida e levadas para a faixa de areia em segurança.

Durante patrulhamento aéreo pela orla das praias de Fortaleza a bordo da Fênix 03, a tripulação da Ciopaer verificou uma pessoa se afogando nas proximidades da área de barracas da Praia do Futuro. Na água os guarda-vidas dos Bombeiros já estavam indo em direção à vítima para fazer o resgate. Em colaboração, um bombeiro tripulante da aeronave saltou no mar para dar suporte. A vítima, um adolescente de 14 anos, residente em Juazeiro do Norte (CE), foi levado para a faixa de areia e recebeu as orientações das equipes para redobrar os cuidados ao tomar banho no mar.

O segundo atendimento foi a um homem de 19 anos, que também precisou de ajuda para voltar à praia em segurança. Mais uma vez, a tripulação da Ciopaer prestou apoio do alto, enquanto a vítima era resgatada pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros no mar. Foi necessário que o tripulante da aeronave saltasse no mar para dar suporte ao banhista. Em segurança, a vítima foi levada ao posto de Guarda-Vidas dos Bombeiros, onde recebeu orientação e suporte necessários.

Atenção redobrada

O Corpo de Bombeiros Militar orienta os banhistas para os cuidados que devem ser tomados ao entrar no mar com segurança e evitar correr riscos. Procure orientação dos guarda-vidas que ficam de prontidão nos postos da orla marítima para que eles possam informar quais os melhores locais para o banho em segurança e evitar área com correntezas. Os responsáveis por crianças devem redobrar a atenção e não deixar que entrem no mar sem a supervisão de um adulto.

Se for consumir bebida alcoólica, os bombeiros recomendam que o banhista não entre no mar, já que a bebida alteração a percepção e a capacidade de discernimento das situações. Em todas as ocorrências de afogamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Mesmo que o banhista saiba nadar, ele pode correr risco de se encontrar na mesma situação da vítima de afogamento. Então, procure os guarda-vidas dos Bombeiros nas praias ou ligue para o número 193.