Pefoce promove evento voltado para a saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

2 de dezembro de 2020 - 17:55 # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) promoveu um evento para os seus servidores e colaboradores com a temática “Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata”. O encontro, realizado nessa terça-feira (1º), teve o apoio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (ABIPS) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Profissionais de diferentes áreas da saúde, como medicina (urologia), nutrição e psicologia, participaram da programação como palestrantes.

O evento foi promovido, especialmente, para conscientizar os homens a cuidarem mais da saúde e atentar para a prevenção do câncer de próstata, doença que acomete cerca de 68 mil homens por ano, no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Os convidados tiveram uma primeira palestra com o médico perito legista e urologista Valmiro Teixeira, que falou sobre os mitos do exame do toque, os cuidados que se deve ter com os exames periódicos e os tipos de tratamentos recomendados em caso de detecção da doença.

De acordo com o médico, muitos pacientes que possuem resistência ao exame do toque, que é indispensável para a detecção do câncer de próstata, fazem apenas exames laboratoriais e, quando aceitam realizar a avaliação completa, descobre-se que há um nódulo que não foi apontado em exames clínicos. “Ultrassom pode não localizar o câncer e o exame PSA, também conhecido como “Antígeno Prostático Específico”, pode dar normal mesmo se a pessoa tiver o nódulo maligno. Não se pode confiar apenas em exames laboratoriais”, explica.

Abips

Após as instruções clínicas sobre a doença e esclarecimentos de mitos quanto ao exame de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que os homens podem ser acometidos, os participantes do evento tiveram um momento com a psicóloga Janyleuza Tomé, da Abips/SSPDS, que falou sobre a autonomia do homem, da importância da atenção com a saúde para a longevidade deles que ainda possuem um certa resistência em ir ao médico fazer exames de rotina e cuidar de problemas relacionados à saúde.

O momento de cuidados e atenção à saúde dos homens foi finalizado com a apresentação da nutricionista Elisa Castro da Abips/SSPDS. A profissional levou sua equipe de estagiárias de nutrição que, juntas, falaram da importância do consumo de alimentos naturais, sem conservantes, sem gorduras trans, alimentos não gordurosos, excesso de álcool e como hábitos alimentares ruins acarretam na baixa imunidade e se tornam fatores de risco para o câncer de próstata.

De acordo com as profissionais de nutrição, os homens devem consumir mais alimentos ricos em ômega 3, frutas vermelhas, alimentos folhosos verdes, entre outros alimentos que fortalecem a saúde, e que são potentes para melhorar a imunidade contra o câncer de próstata. Na ocasião, houve degustação de alimentos saudáveis para os participantes.