Quartel dos Bombeiros sediado no aeroporto de Fortaleza comemora 28 anos

1 de dezembro de 2020 - 17:03 # # # #


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) está celebrando os 28 anos de existência da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, sediada no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. Para isso, a corporação promoveu, na manhã desta terça-feira (1), uma solenidade online para comemorar os bons serviços prestados ao Estado. A iniciativa contou com a presença dos militares pertencentes a essa unidade, assim como funcionários da empresa Fraport e os oficiais de outras unidades da instituição.

Em 1º de dezembro de 1992, quando os serviços de prevenção e combate a incêndio ainda eram operados pela Base Aérea de Fortaleza, com o nome de Pelotão Contra Incêndio (PCI), nasceu a Seção Contra Incêndio (SCI). A SCI teve como primeiro comandante o então Capitão QOBM Joaquim dos Santos Neto, tendo registrado suas primeiras ordens permanentes no livro do Chefe de Equipe em 07 de dezembro de 1992.

A Seção funcionava inicialmente com um efetivo total de 56 bombeiros militares, com uma guarnição de serviço diário composta de 13 homens, dispostos em quatro viaturas em linha, sendo dois caminhões do tipo “Ataque Rápido” – AR. Em virtude da capacidade de agentes extintores transportada nesses caminhões, o aeroporto passou a ser classificado como categoria 7, pousando aeronaves como os atuais Boeing 737-800.

No ano de 1994, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), operadora do aeródromo, adquiriu e entregou à SCI uma nova viatura, o AP4 19 – TITAN, equipamento robusto e de alta qualidade. Uma peculiaridade deste caminhão era a capacidade de utilização dos agentes extintores de forma totalmente automatizada, operada pelo motorista a partir de controles na cabine da viatura. Nesta mesma época o efetivo total foi reduzido para 47 homens, tendo uma prontidão de serviço diário com 12 combatentes em três viaturas.

Com a chegada de duas outras novas viaturas com novo conceito em tecnologia – AP4 15 – Titan e o AP2 Iveco Magirus – foram aposentados os antigos ARS e Mertz. Com isso, o aeroporto ingressou na categoria 8, podendo atender aeronaves de categoria 9 com restrição tais como Airbus 340 e Boeing 777.

Em 2005, o Governo Federal cria a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que passou a exercer as funções e atribuições de autoridade de aviação civil no Brasil, normatizando e fiscalizando a operações aeroportuárias, incluindo o serviço de Proteção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (SESCINC). Já em 2013, a Anac publica a resolução nº 279 que passa a estabelecer critérios regulatórios quanto à implantação, operação e manutenção do SESCINC.

Em 2018, a Fraport Airport assume a operação do aeroporto internacional de Fortaleza e firma a parceria público-privada através do Acordo nº 01/2018 com o Governo do Estado, SSPDS e CBMCE para manter a unidade de bombeiros militares nas dependências do sítio aeroportuário.

Em 2019, foram atualizados os regulamentos que tratam da SESCINC, sendo então regulados pela Resolução 279, RBAC 153 e suas Instruções Suplementares, trazendo ainda mais um caráter técnico à SESCINC e seus profissionais.

Formação

Para compor o quadro de bombeiros de aeródromo, o profissional precisa passar por uma formação específica, através de cursos na aérea de atendimento a emergência em aeronaves. Essa formação foi ao longo dos tempos evoluindo e mudando de nomenclatura, inicialmente era conhecida como Estágio de Adaptação de Bombeiros de Aeródromo (EABA), passando em seguida a ser chamado de Curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromos (FTBA), e em 2016, com as alterações da resolução Nº 279/13, passou a se intitular Curso de Bombeiros de Aeródromo (CBA).

Após a formação, o bombeiro encontra-se apto às atividades diárias da SESCINC que conta com revisões de pistas, captura de animais, fogo em vegetação, acompanhamento de abastecimento em aeronaves, visitas de familiarização com o aeródromo, simulados, dentre outros.

A equipe de serviço participa diariamente de instruções descritas no Programa de Treinamento Recorrente para Bombeiro de Aeródromo (PTR-BA) exigido e acompanhado pela Anac. Outra particularidade é a exigência de atualização dos condutores de veículos operacionais, através dos Cursos de Operador de CCI, devido a especificidade de nossos caminhões contra incêndio.
A seção ao longo dos anos teve 13 comandantes, somando-se com o atual Ten Cel BM José Leandro Marinho. O efetivo atualmente é de 62 militares, distribuídos nas diversas funções. Na cerimônia foram agraciados funcionários da Fraport, com a comenda Amigo do Bombeiro, e militares da seção, com as devidas condecorações publicadas em boletim do CBMCE.