PMCE realiza operação e apreende vasto material utilizado em crime ambiental

30 de novembro de 2020 - 11:13 # # # # #

Uma operação deflagrada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) culminou em prisões e apreensões de materiais utilizados para a caça, como arma de fogo, munições, pólvoras e chumbos. A ofensiva ocorreu em Monsenhor Tabosa e também na cidade de Catunda, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará, no sábado (28). Dois homens foram conduzidos às delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foram autuados em flagrante.

O primeiro flagrante ocorreu após os PMs receberem uma denúncia acerca de um homem que comercializava munições e insumos em um galpão na cidade. Ainda de acordo com as informações, ele mantinha o material debaixo de um balcão. Em diligência até o local, Luiz de Souza Lima (66) foi abordado. Por meio de buscas no local, a composição do BPMA localizou algumas sacolas com chumbo, pólvoras e fechos para espingarda do tipo socadeira.

Em razão do indício de haver outros materiais na casa do homem, os policiais diligenciaram até a localidade de Padre Alcides III, onde, no celeiro de uma granja, foram encontradas mais cartuchos e insumos. No total, foram apreendidos 252 recipientes de pólvoras de diversos tipos, 32 cartuchos de calibre 32, nove cartuchos de calibre 9.1, cinco quilos de chumbo, espoletas e outros apetrechos.

No momento que efetuavam a busca na casa de Luiz de Souza, os policiais avistaram um suporte utilizado para carregar cão de caça em uma casa vizinha. De acordo com os dados colhidos no local, o equipamento pertencia ao genro do autuado. O homem não foi localizado no imóvel, mas após uma busca, foram encontradas uma espingarda socadeira, recipientes e sacolas com chumbo e pólvora, espoletas e outros apetrechos comumente utilizados na caça de animais silvestre.

Todo o material foi encaminhado à Delegacia Regional de Crateús, unidade plantonista que responde pela região onde ocorreram as apreensões. O comerciante foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Ação em Catunda

Já na zona rural de Catunda, os policiais militares do BPMA se depararam com um homem trajando uma roupa camuflada. Ao perceber a aproximação da viatura, ele empreendeu fuga, mas foi contido pela composição. Com ele, foram encontrados dois galos utilizados em rinha. Com a captura de Luiz de Sousa Farias Neto (25), os policiais seguiram até a casa dele, onde encontraram pássaros oriundos da fauna silvestre e duas espingardas do tipo socadeira.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Canindé, onde foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e por crime ambiental.