CBMCE e Secult se reúnem visando os cuidando com os equipamentos públicos de arte e cultura

30 de novembro de 2020 - 16:40 # # # #

Visando intensificar as ações de prevenção e de segurança nos equipamentos públicos destinados a abrigar a arte, a cultura e o patrimônio histórico no Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), através de tenente Bentemuller, analista de projetos do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio CEPI/CBMCE, realizou na manhã desta segunda-feira (30), uma visita a Academia Cearense de Letras. A iniciativa, em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), visa traçar estratégias para aperfeiçoar os cuidados com os equipamentos públicos de arte e cultura.

A Academia Cearense de Letras é a mais antiga instituição do gênero no país, sendo fundada em 15 de agosto de 1894 e inspirou-se na Academia de Ciências de Lisboa, surgindo no rasto da famosa Padaria Espiritual, de Fortaleza, cujo “forno” funcionou por seis anos (1892-1898), alimentado por “padeiros” notáveis, entre eles Antônio Sales, autor do festejado romance Aves de Arribação. Essa edificação também foi a antiga sede do Governo do Ceará, um importante monumento para a história cearense.

Além do profissional dos bombeiros, participaram da reunião o senhor Olímpio Rocha, engenheiro responsável, e as senhoras Andréia Alencar, que é arquiteta; e Cláudia Queiroz, diretora adjunta da Academia Cearense de Letras (ACL). Entre os principais assuntos do encontro, o zelo pelas normas de segurança contra incêndio foi amplamente debatido. Equipamentos como o Museu da Imagem e do Som (MIS), o cine São Luiz e o Theatro José de Alencar vêm sendo acompanhados com visitas periódicas por profissionais dos bombeiros, onde são realizadas análises técnicas, assim como alinhamento com os atuais gestores, para que sejam viabilizados os processos de certificação junto ao CBMCE.