Bombeiros e Hospital do Coração de Sobral realizam simulado de emergência

25 de novembro de 2020 - 18:35 # # # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª Cia/ 3º BBM), realizou, na tarde dessa terça-feira (24), um simulado de atendimento de emergência no Hospital do Coração em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O hospital onde foi realizado o simulado é referência no atendimento de problemas cardíacos em toda região Norte, recebendo pacientes de 61 cidades do Estado.

A atividade consistiu na simulação de ocorrência de incêndio, em uma enfermaria improvisada no pavimento térreo da unidade. No total, participaram do evento 28 brigadistas do hospital, além de um efetivo de 10 bombeiros militares da 1ª Cia/ 3º BBM, nas viaturas Auto Bomba Tanque 45 (ABT 45) e Resgate 34. Para um dos participantes do evento, o tenente Rufino, o simulado também é um treinamento para os bombeiros militares. “Se realmente acontecer uma situação dessa, de alto risco, é importante que estejamos preparados. Com o treinamento, saberemos como proceder perfeitamente”, relatou o oficial que participou do simulado.

O atual comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) de Sobral, o major Mardens, comentou sobre a ação: “a brigada de incêndio é responsável pela coordenação da evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes. Ela também é responsável pelas ações de prevenção, como por exemplo a checagem dos extintores, saídas de emergência, hidrantes e afins. É fundamental este tipo de ação”.

O engenheiro de segurança do hospital, Ramon Fontenele, afirmou que a preparação é uma chave para um adequado atendimento em casos de emergência. “Se estivermos bem preparados, haverá uma excelente chance de realizarmos um ótimo atendimento, sempre cumprindo todas as regras de segurança, e seguindo todos os procedimentos que foram estabelecidos em protocolos nos Planos de Ação de Emergência (PAE)”, declarou.