Forças de segurança capturam quatro suspeitos de tentativa de latrocínio contra motorista de aplicativo em Caucaia

24 de novembro de 2020 - 16:37 # # # # # # #

As forças de segurança mais uma vez apresentam um trabalho qualificado com resposta rápida que resultou na elucidação de um crime contra um motorista de aplicativo. Uma mulher de 18 anos, dois adolescentes de 16 anos e um terceiro adolescente de 13 anos foram capturados, nessa segunda-feira (23), suspeitos de envolvimento na tentativa de latrocínio, cuja vítima teve grande parte do corpo queimada pelos investigados. O fato aconteceu na noite do último sábado (21), no bairro Guajiru, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Os detalhes da ação policial foram divulgados em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (24), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro São Gerardo.

Os trabalhos policiais para desvendar o crime iniciaram ainda na noite do sábado, dia do crime, quando as primeiras informações acerca da ocorrência foram repassadas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). De acordo com os relatos iniciais, um motorista de aplicativo teria sido vítima de roubo, sendo queimado pelos suspeitos em um local ermo no bairro Guajiru. O motorista foi socorrido por populares que estavam próximo ao local do crime e levado para uma unidade de saúde para receber atendimento, onde segue sob os cuidados médicos.

Momentos depois da comunicação à Ciops, o carro da vítima foi encontrado em um endereço no bairro Mondubim (AIS 9), já na madrugada do domingo (22). Diligências ininterruptas da Polícia Civil e Militar com o objetivo de elucidar os fatos foram iniciadas. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no plantão da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) e a investigação do caso foi transferida aos cuidados da 11ª Delegacia do DHPP. Reunindo material da ocorrência com outros dados de inteligência, as equipes do DHPP identificaram que o motorista teria aceitado uma corrida no Planalto Caucaia com destino final no bairro de Guajiru, local do crime.

Os investigadores chegaram à identificação de Maria Valdencleiny Gomes Ferreira (18). Ela revelou ter sido a “isca” para atrair a vítima com o objetivo de concretizar o roubo ao motorista, apesar de não ter embarcado no veículo. Conforme dados levantados durante as diligências, o trio formado por dois adolescentes de 16 anos e um de 13 anos entrou no carro da vítima e seguiu com ela até outro bairro de Caucaia. Durante o percurso, os menores revistaram os objetos da vítima e suspeitaram que ela poderia ser policial. Foi quando os suspeitos retiraram o motorista do veículo e utilizaram gasolina que estariam levando para abastecer uma motocicleta para atear fogo na vítima, como evidenciam as provas coletadas pelo DHPP. Em seguida, um dos adolescentes de 16 anos guiou o carro e o abandonou em Fortaleza.

Diante das informações colhidas e na posse da localização de todos os envolvidos no crime, os agentes do DHPP capturaram todos os quatro suspeitos, na noite dessa segunda-feira (23). Os menores foram levados para a DMC, onde permaneceram em silêncio durante as oitivas. Os dois irmãos de 16 e 13 anos e o primo de 16 foram autuados em um ato infracional análogo ao crime de tentativa de latrocínio, que é o roubo seguido de morte tentada. Um simulacro de fuzil foi apreendido pelos policiais civis na ofensiva policial na casa dos irmãos. A mulher de 18 anos foi levada para ser ouvida no DHPP, e lá, foi autuada em flagrante por tentativa de latrocínio e corrupção de menores.

Corrida Segura

Com objetivo de intensificar as abordagens a veículos que prestam serviço de transporte por aplicativo, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza diariamente abordagens preventivas a motoristas, taxistas e passageiros em ações de fiscalização para coibir a prática de crimes contra esses profissionais e passageiros em diversos bairros de Fortaleza e alguns municípios da Região Metropolitana da Capital. O trabalho preventivo foi batizado de “Corrida Segura”.

Desde o mês de setembro, como fruto de reuniões realizadas entre a cúpula da Segurança Pública do Estado e representantes da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (AMPIP/CE), as abordagens são realizadas por diversas equipes especializadas da PMCE, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Força Tática.