Supesp participa de evento que discute inovações públicas na América Latina

20 de novembro de 2020 - 17:30 # # # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) participou, na manhã dessa quinta-feira (19), da Semana de Inovação 2020. O evento foi realizado virtualmente entre os dias 16 e 19 de novembro, com o objetivo de reunir inovadores e propor ideias criativas para governos da América Latina.

Durante o evento, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, José Helano Matos Nogueira, foi um dos palestrantes da roda de conversa “Inteligência e evidências para o alcance dos resultados das políticas públicas”, que também contou com a participação de Everton Maciel e Anna Botelho, representantes da Célula de Gestão para Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e Ticiana Linhares, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e cientista de dados do Íris – Laboratório de Inovação do Governo do Ceará.

A roda de conversa debateu a utilização de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial (IA) na elaboração de ferramentas utilizadas nos órgãos de Segurança Pública. “No evento, falamos sobre as tecnologias que estamos desenvolvendo aqui. Tecnologias que já estão prontas, em uso, e algumas que estão na fase final de desenvolvimento. A nossa tecnologia envolve Inteligência Artificial (IA), Ciência de Dados, Analytics e Geoprocessamento. A nossa ideia foi mostrar o foco nessas tecnologias”, afirmou o superintendente.

Em sua fala sobre as inovações tecnológicas no contexto da segurança pública, o superintendente explanou a utilização de ferramentas como o videomonitoramento inteligente e o Programa de Comando Avançado (PCA), que é um aplicativo multifuncional desenvolvido para auxiliar abordagens policiais. Além deles, também foram abordados no debate o Cerebrum, plataforma de Big Data desenvolvida para a tomada de decisões pelos gestores, o Sistema Analítico de Crimes (Crime Watcher), o Human Nerd, plataforma de redes neurais que transformam em informações os dados textuais dos Boletins de Ocorrência (B.O.), e o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo), que oferece suporte ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na escolha das melhores rotas com base nos recursos disponíveis para a realização dos atendimentos.

A conversa também abordou a experiência do uso da ciência de dados como acelerador das transformações digitais dos órgãos governamentais e a melhoria do diálogo com a população, por meio do Laboratório Íris, e o ranking das secretarias do Estado e a metodologia de avaliação dos acordos de resultados pela Seplag.

Sobre o Evento

O evento é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Economia, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com o apoio e a participação de diversas instituições do Governo Federal, além de organismos internacionais, grupos da sociedade civil e representantes do setor privado.