Polícia Civil esclarece desaparecimento de vendedor e prende suspeitos de homicídio com armas e drogas

20 de novembro de 2020 - 17:19 # # # # # # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em uma ação integrada de pronta resposta desenvolvida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pelo 17º Distrito Policial, capturou, nessa quinta-feira (19), cinco suspeitos de envolvimento no desaparecimento e homicídio de um vendedor de produtos de limpezas. O crime ocorreu no bairro Barra do Ceará, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. Os detalhes da ação policial foram divulgados em uma coletiva de imprensa, na manha desta sexta-feira (20), na sede do DHPP, no bairro de Fátima.

Foram presos Andrey Landim da Rocha (24), que já responde por tráfico de drogas; Antônio Marcos Costa (31), com antecedentes por tráfico de drogas, crime contra o patrimônio e furto; Bryan Santos Barroso (21), com passagens por tráfico de drogas, difamação e lesão corporal; Diego Carlos Costa (29), que já responde por porte e posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e homicídio, e Raul Seixas Lopes Moreira (20), que quando menor respondeu a um ato infracional. Os homens foram capturados no mesmo bairro onde ocorreu o rapto e execução da vítima.

As investigações iniciaram após um registro de um Boletim de Ocorrência (BO) acercado desaparecimento de Eduardo Lima Mota (20). A mãe da vítima informou que Eduardo saiu para trabalhar vendendo produtos de limpeza, mas não retornou. Com o registro, o caso passou a ser investigado pela 12ª Delegacia do DHPP, responsável por casos de pessoas desaparecidas, em conjunto com 17º Distrito Policial (DP), delegacia da área onde ocorreu o fato e a 8ª Delegacia do DHPP, responsável por investigações de homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte na área.

Informações policiais dão conta que a vítima estava no bairro Barra do Ceará fazendo a venda de produtos de higiene quando foi abordado por dois homens, que o levaram para a Comunidade do Gafanhoto. Os suspeitos desconfiavam que a vítima seria integrante de um grupo criminoso rival aos criminosos atuante na região. Lá, ele foi entregue para outros indivíduos, que o levaram para a área de mangue, onde foi executado. Uma parte do corpo da vítima foi localizada por equipes do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que participaram das buscas em conjunto com os policiais civis.

Durante a ofensiva policial realizada nas casas dos suspeitos, os agentes apreenderam duas armas – sendo uma submetralhadora e um revólver – além de 106 munições de calibres variados, três carregadores de pistola, uma machadinha, uma marreta, uma faca, dois facões, roupas e o boné da vítima, 300 gramas de maconha, papelotes de cocaína, cachimbos para o consumo de entorpecentes e um caderno com anotações.

Os presos foram encaminhados à sede do DHPP, onde foram autuados em flagrante por homicídio qualificado, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e por integrar organização criminosa. As investigações continuam no sentido de localizar outros partícipes da ação criminosa.

A população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.