Maranguape recebe operação integrada da SSPDS em combate aos CVLIs

7 de novembro de 2020 - 15:10 # # # # # # # # # # #

Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza estão recebendo ações realizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que buscam reduzir casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) é responsável por conduzir as operações que acontecem com o apoio de órgãos estaduais e municipais.

A ação dessa sexta-feira (06) foi realizada em Maranguape e contou com a participação de 60 profissionais, 16 viaturas, dez motocicletas, um reboque e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que fez sobrevoos na área de realização da operação. O foco da ação são os locais com maiores índices de ocorrências dessa natureza. Centro, Amanari, Novo Maranguape, Tabatinga e Outra Banda foram os bairros contemplados com a ação policial.

Equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram abordagens, com orientação e apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Profissionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizaram onze fiscalizações voltadas a indivíduos que usam tornozeleira eletrônica e nove abordagens. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) fiscalizou estabelecimentos comerciais. Três deles foram orientados a fechar e um estabelecimento foi notificado. Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) abordaram 152 veículos, registraram 57 autos de infração e apreenderam nove veículos.

As ações em combate aos CVLIs continuarão acontecendo na Capital e na Grande Fortaleza, objetivando impedir o aumento desses crimes. A integração das forças de segurança buscam promover a segurança dos cidadãos cearenses.