Polícia Civil captura foragido suspeito de cometer estupro de vulnerável em Icó

29 de outubro de 2020 - 17:11 # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), desencadeada por equipes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e da Delegacia Regional de Icó, resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva, na tarde dessa terça-feira (27), em desfavor de um homem de 63 anos, suspeito de cometer estupro de vulnerável contra uma criança de seis anos. A prisão ocorreu no município de Icó, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

Segundo informações levantadas pelos policiais, o crime ocorria desde o ano de 2018, quando a vítima tinha seis anos de idade. Após investigação, os policiais chegaram ao nome do suspeito, que já era investigado pela DDM, pelos crimes de armazenar imagens contendo conteúdo pornográfico infantojuvenil e pela Lei Maria da Penha.

Conforme levantamentos policiais, o homem teria iniciado a prática criminosa quando era patrão de uma irmã da vítima. Com as investigações avançadas, a autoridade policial solicitou um mandado de prisão preventiva, que foi deferido pelo Poder Judiciário. Com o auxílio do Departamento de Inteligência (DIP) da PCCE e de agentes da Delegacia Regional de Icó, o suspeito foi localizado e capturado. Após ser detido, o indivíduo foi conduzido para a unidade policial, onde o mandado foi cumprido.

A delegada Luiza Braga, titular da DDM de Icó, ressaltou a importância de perceber a alteração de comportamento das crianças. “É de suma importância ficar atento a alguns sinais como mudanças de comportamentos repentinos das crianças e receio excessivo com algumas pessoas. É importante os responsáveis manterem uma relação de confiança e de amplo diálogo com seus filhos”, recomenda a delegada.

O que diz a lei?

O estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal, consiste em ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos. A pena prevista é de reclusão, de 8 a 15 anos.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda pelo telefone (88) 3101-7922, da Delegacia de Defesa da Mulher de Icó. O sigilo e o anonimato são garantidos.

*A identificação do suspeito não foi publicada visando preservar a vítima.