SSPDS realiza operação integrada visando a diminuição do CVLI na Capital

28 de outubro de 2020 - 13:43 # # # # # # # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na noite dessa terça-feira (27), uma operação integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado e forças amigas estaduais e municipais, visando a redução dos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na Capital. As atividades aconteceram nos bairros Passaré e José Walter e em locais com maiores índices de ocorrências dessa natureza.

As ações da operação foram conduzidas pela Copol e tiveram o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, que orientavam as abordagens realizadas pelas equipes que estavam em campo, além de terem apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que fez sobrevoos nos locais onde a operação aconteceu. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizaram diversas abordagens nas ruas, já o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), fiscalizou estabelecimentos comerciais. Composições da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recolheram um indivíduo que usava tornozeleira eletrônica e circulava fora do perímetro estabelecido.
Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) abordaram 150 veículos, dentre eles, 80 motocicletas e 70 automóveis. Seis deles, sendo quatro carros e duas motos, foram recolhidos. Além disso, foram feitos 21 autos de infração e o recolhimento de duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), por embriaguez ao volante. As equipes também realizaram um teste de alcoolemia que deu positivo e houve uma recusa de realização do teste, assim como um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi recolhido.

Ações dessa natureza serão realizadas em outros bairros da Capital com o intuito de evitar o cometimento de CVLIs. As forças de segurança do estado trabalham diuturnamente prevenindo a efetivação de novos crimes e visando proteger o cidadão.

Efetivo mobilizado

Foram empregados 64 agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Aéreas (Ciopaer). Também participaram equipes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).