CBMCE debela incêndio em edificação comercial na Maraponga

27 de outubro de 2020 - 17:49 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (4ª Cia/1º BBM), sediado no bairro José Walter, foi acionado na noite desse domingo (26), para debelar um incêndio em uma edificação comercial, no bairro Maraponga, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). Como o fogo e a maior parte da fumaça se concentraram no primeiro cômodo do local, foi necessário o uso do equipamento de proteção respiratória autônoma (Epra) pelos militares que atuaram na ocorrência.

Segundo o 1º tenente Crispim, que atuou na ação, a guarnição debelou o incêndio em aproximadamente 30 minutos. Os bombeiros militares iniciaram o trabalho de rescaldo por meio da aeração do ambiente. O fogo atingiu e queimou um compartimento de 15m² com diversos armários de madeira. Fora deste cômodo, ao lado da entrada, o fogo também atingiu dois caixas de banco 24 horas e a parte superior de um extintor de incêndio.

Além da utilização do equipamento de proteção respiratória autônoma, os bombeiros militares aplicaram outras técnicas de combate a incêndio. A equipe atuou na viatura Auto Bomba Tanque 43 (ABT 43). A composição utilizou 100 libras de pressão na mangueira, que foram controladas com o esguicho regulável seletor de vazão de 1 e 1/2 polegadas (38mm), que permite ao operador de linha regular o jato d’água em sólido, neblina e cone cheio. Permitindo, assim, que o bombeiro atue com uma grande flexibilidade de ação.