Secretário Sandro Caron visita Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCCE

26 de outubro de 2020 - 17:30 # # # # # #

Seguindo com o cronograma de visitas institucionais e reforçando o diálogo com os servidores, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, visitou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), nessa sexta-feira (23). O gestor da pasta esteve no local acompanhado do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso. Durante a visita, o secretário conheceu o funcionamento do departamento que atua diretamente nas investigações dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Ele participou de reunião com os servidores do Departamento que apresentaram o funcionamento do local.

Para Sandro Caron, é fundamental que todo crime que ocorra, principalmente os homicídios, seja investigado e esclarecido, pois a elucidação fará cair a sensação de impunidade. “Toda vez que um autor de um homicídio é punido a gente tem um caráter preventivo nessa conduta, uma vez que não haverá sensação de impunidade”, disse. Ele reforçou ainda que para tomar as decisões corretas é necessário conhecer a realidade do local. “Estamos aqui conhecendo a realidade do DHPP, principalmente ouvindo os servidores que atuam no dia a dia, para sentir o que é necessário para melhorar ainda mais as atividades deles, em termos de equipamentos e de processo de trabalho. Assim vamos seguir durante todo o período em que eu estiver aqui no Ceará. Sempre acompanhando o dia a dia dos órgãos de segurança, e, principalmente, dialogando com os homens e mulheres que estão no combate ao crime. Seja na atividade de policiamento ostensivo e preventivo. Seja na atividade de investigação”, frisou Sandro Caron.

Em sua fala, o delegado geral da PCCE, reforçou a importância do secretário conhecer a vivência do trabalho na especializada. “Além de conhecer a equipe e a rotina do departamento, foi possível traçarmos estratégias que serão postas em prática para aumentarmos o índice de resolubilidade das 12 delegacias de homicídio que compõem o DHPP”, disse Rattacaso.

Reunião de trabalho

Antes da visita ao DHPP, Sandro Caron e Marcus Rattacaso estiveram no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) onde participaram de uma reunião de trabalho com o novo gestor da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, o delegado Nelson Pimentel, e com o delegado titular da Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas (Draco), Harley Alencar.