Operação integrada da SSPDS encerra festa em hotel de Fortaleza e outros eventos aglomerados na Região Metropolitana

26 de outubro de 2020 - 11:59 # # # # # # # # # #

Terceira noite, desta semana, da “Operação nas Áreas Integradas de Seguranças”, ação de fiscalização comandada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultou no encerramento de uma festa para mais de 300 pessoas em hotel de Fortaleza, na madrugada desse domingo (25), na avenida Dioguinho. Outros eventos nos municípios de Maracacanaú, Iguape e no bairro Cambeba, em Fortaleza, também foram dispersados. A operação foi comandada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS/CE.

Mantendo a estratégia de coibir aglomerações em virtude do Decreto Estadual de Distanciamento Social para a prevenção do Covid-19, e para coibir ações de perturbação do sossego alheio, a segunda noite consecutiva da Operação nas Áreas Integradas de Segurança, iniciada na noite desse sábado (24) até a madrugada deste domingo (25), realizou intervenções nos bairros Serviluz, Vicente Pinzon, Praia do Futuro, Paupina, Alagadiço Novo, Cambeba, José de Alencar, Benfica/Praça de Gentilândia/Gato Preto, Aldeota, Praia de Iracema e Varjota. Também nos municípios de Maracanaú e Iguape.

Para a investida, a SSPDS, através da Copol, contou com um efetivo de servidores das forças da Segurança Pública, secretarias e órgãos parceiros: Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiro Militar do Ceará (CBM/CE), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Equipes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS deram apoio na operação.

Atuação

Durante as abordagens em bares, ruas e festas com aglomerações, as equipe da SAP localizaram dois tornozelados que estavam fora do perímetro permitido. A AMC realizou dois autos de infração. Já o Detran registrou sete autos de infrações, abordou 37 veículos que resultaram em quatro motocicletas e dois carros apreendidos.

O CBMCE realizou uma interdição e um auto de notificação em estabelecimentos fiscalizados durante a operação. A PCCE registrou um Termo Circunstancializado de Ocorrência (TCO) por descumprimento do decreto estadual. O TCO foi lavrado no 2º Distrito Policial (DP). Já as equipes da PMCE realizaram dezenas de dispersões em bares e ruas com aglomerações de pessoas.

Operação continuada

A operação realizada na madrugada de sexta-feira (23) para sábado (24), resultou no fechamento de quatro locais, três em Fortaleza e um em Aquiraz, que receberiam, juntos, cerca de 1.200 pessoas. Juntando com os fechamentos de estabelecimentos e encerramentos de festas da noite de sábado e madrugada de hoje (25), as aglomerações somavam mais de 2 mil pessoas. A SSPDS informa que as denúncias contra festas e situações de perturbação do sossego podem ser realizadas através da Coordenadoria de Ações Integradas de Segurança (Ciops), pelo 190.