Perito geral da Pefoce se reúne com secretário Nacional de Segurança Pública em congresso

23 de outubro de 2020 - 18:20 # # #

O perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macedo, participou nesta semana, de um encontro de Segurança Pública, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento, “Senasp Itinerante”, que percorre regiões do Brasil, realizou a etapa Nordeste, na cidade de Natal (RN). Iniciado na última terça-feira (20), o evento encerrou-se nesta quinta-feira (22), com a reunião do secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Paim, e os dirigentes das Perícias Científicas do Estados do Nordeste. Houve também encontros com os comandantes das demais forças de segurança do (NE).

Antes da reunião para debater assuntos referentes à atuação das perícias oficiais, o perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo, e o perito criminal Átila Einstein, responsável pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec) da Pefoce, participaram de diversas câmaras temáticas de Segurança que ocorreram ao longo do evento. Além da Perícia Forense do Ceará, o evento contou com a presença do secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Paulo Sérgio Braga, e dos comandantes das demais forças de segurança cearense.

Tratativas

De acordo com o perito geral do Ceará, Ricardo Macedo, o momento foi de fundamental importância para as instituições. “Tivemos a oportunidade de alinhar e apresentar as demandas dos órgãos de Polícias Científicas que estão cada vez mais sendo requisitados para diversos tipos de investigações. É um momento em que dependemos mais ainda da atuação da ciência e da tecnologia para elucidar os crimes. Nós (Ceará) já somos uma referência, mas buscamos sempre os aperfeiçoamentos necessários”, concluiu.

Na tarde dessa quinta-feira, a programação do evento foi finalizada com a reunião do secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Carlos Renato Paim, com os membros do Conselho Nacional dos Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC) da região Nordeste, ocasião em que Ricardo Macedo participou e apresentou questões específicas da Perícia Forense do Ceará.

Senasp Itinerante

O evento Senasp Itinerante tem como objetivo alinhar projetos e estratégias de Segurança Pública junto aos órgãos da Segurança e ouvir as demandas específicas de cada região do País. Ao longo do evento, as comissões da Senasp e do MJSP se reuniram com comandantes das Secretarias de Segurança, Polícias Científicas, Polícias Militares, Polícias Civis e Bombeiros Militares.
A ação começou no dia 06 de outubro na região Centro-Oeste. A comitiva passou por Goiânia e irá percorrer outras três capitais: Rio Branco (AC), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG), cobrindo, com isso, as cinco regiões do País.