Em ação rápida, CPRaio da PMCE captura trio e apreende três pistolas e munições

22 de outubro de 2020 - 13:12 # # # # # #

Equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram três adolescentes após uma ação no bairro Floresta – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza, na noite dessa quarta-feira (21). Durante a ofensiva, três armas de fogo e 24 munições foram apreendidas. O flagrante foi realizado na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

As capturas dos menores ocorreram logo após os raianos serem acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para atenderem uma ocorrência de homicídio, no bairro Barra do Ceará (AIS 8). De acordo com as informações preliminares, Raphael da Costa Santos (17) havia sido morto em uma quadra de futebol por um grupo que chegou ao local em um veículo modelo Kwid de cor branca. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PCCE) foram acionadas e realizaram os primeiros levantamentos sobre o local do crime.

De posse das informações sobre os suspeitos, as composições do 20° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do CPRaio iniciaram as buscas pela região. Ao avistarem os militares, o condutor do veículo não obedeceu à ordem de parada. Diante disso, foi iniciada uma perseguição. Durante a fuga, os suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais que revidaram a ação.

Na ocasião, Francisco Ediliano de Oliveira Barbosa (24), com passagens por associação criminosa, tentativa de roubo e receptação, foi atingido e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local. Outros dois menores também foram baleados e socorridos para uma unidade hospitalar. Outro adolescente de 17 anos também foi capturado. Três pistolas calibre 380, 24 munições, três estojos de munições cal.40 e 380, além de um automóvel roubado, foram apreendidos e conduzidos à DCA.

Na unidade policial, um ato infracional análogo aos crimes de homicídio doloso, roubo de veículo, crime contra a fé pública, adulteração de placa e receptação foi lavrado contra os menores. Conforme apuração, o trio já possuía atos infracionais por tráfico de drogas, roubo e posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil segue investigando o envolvimento dos suspeitos em outras ações criminosas na região.