Ciopaer e CBMCE debelam incêndio em uma área florestal na Região Norte

22 de outubro de 2020 - 16:55 # # # # # #

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi acionada, na manhã dessa quinta-feira (22), para dar apoio a uma operação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A ação teve o intuito de combater um incêndio que ocorreu em área florestal, na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Um equipamento conhecido como “Bambi Bucket”, que é acoplado ao helicóptero e serve como uma espécie de bolsa para intensificar os jatos, foi utilizada na operação. O fogo foi debelado após o trabalho das equipes ser concluído na região.

De acordo com os bombeiros, desde a última segunda-feira (19), o incêndio que acontece no Distrito de Taperuaba vem sendo combatido por guarnições da 1ª Companhia do 3° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Sobral e da 2° Companhia do 3° BBM da cidade de Crateús. Ainda conforme as equipes, um helicóptero da Ciopaer foi mobilizado para dar suporte à operação por conta da proporção do incêndio, que já durava alguns dias, e também devido ao difícil acesso ao local.

O acionamento para a ocorrência se deu às seis horas de hoje, quando foi empregada a Fênix 09 na missão. Os profissionais de segurança da Ciopaer utilizaram um dispositivo chamado “Bambi Bucket” durante a ação. O equipamento, que é acoplado ao helicóptero, serve como uma espécie de bolsão e é utilizado para intensificar os jatos. O bolsão tem capacidade para 545 litros.

Cerca de 38 mil litros de água foram jogados na região por meio de 70 lançamentos. A água foi captada de um açude localizado na região. O trabalho conjunto seguiu, nas proximidades da Pedra da Andorinha, onde há uma Área de Preservação Ambiental (APA), e foi concluído.